Doação de imóvel para instalação do Citta é protocolada na UFCG

Funcionamento do Centro de Inovação Tecnológica Telmo Araújo permitirá a implantação de cerca de 80 empresas locais e multinacionais de base tecnológica

Na manhã desta quinta-feira, 14, foi assinado na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) o protocolo de intenções entre o governo estadual, prefeitura municipal e a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba para implantação do Centro de Inovação Tecnológica Telmo Araújo (Citta). O Projeto de Lei autorizando a doação de um imóvel industrial localizado no bairro de Bodocongó, próximo à UFCG, foi encaminhado à Assembléia Legislativa em Regime de Urgência pelo governador José Maranhão, também nesta quinta.

O reitor da UFCG e presidente do Conselho Diretor do Parque Tecnológico, Thompson Mariz, falou da importância do Citta para as universidades e os jovens recém-formados e pós-graduados, como suporte para pesquisas e projetos de inovação; e para Campina Grande, ampliando sua aparelhagem como pólo de desenvolvimento tecnológico.

Ao falar da necessidade da criação de uma secretaria estadual exclusiva para Ciência e Tecnologia, o reitor da UFCG lembrou que as políticas públicas devem ser consideradas como de estado. “Os projetos estruturantes não devem sofrer descontinuidade, como se fossem simplesmente políticas de um governo”, considerou.

Mariz também fez um relato das conquistas da UFCG, as premiações e o reconhecimento que a universidade vem recebendo de órgãos de fomento e da imprensa nacional, como, por exemplo, o 8º Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na categoria Mérito Institucional, que estará recebendo na próxima segunda, 18, em Brasília.

Entre outras autoridades estaduais e municipais, participaram da assinatura do termo, o prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo, o chefe da Casa Civil, representando o governo estadual, Inaldo Leitão, os secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Eluísio Dantas, e de Infraestrutura, Renato Gadelha; a presidente da Fundação Parque Tecnológico, Francilene Garcia, e o secretário municipal de Ciência, Inovação e Tecnologia, Emir Candeia.

Citta

Conforme o projeto, a doação proporcionará a implantação de cerca de 80 empresas locais e multinacionais de base tecnológica, tais como a Accentury, Microsoft, entre outras, que gerarão centenas de empregos diretos e indiretos, além do incremento do ensino, da pesquisa e da extensão por parte das instituições de ensino superior.

O imóvel é integrante do acervo imobiliário do Estado, com 7.446,35 m² de área construída, composta por 18 (dezoito) galpões, mais a parte da administração/escritório, bem como uma guarita e estacionamento externo para 09 (nove) carros, assentada sobre terreno com 17.544,00 metros quadrados, localizado na rua Aprígio Veloso, n° 1.500, bairro de Bodocongó.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 14/10/2010