topo_cabecalho
Coleções da Readex/Newsbank podem ser avaliadas no Portal de Periódicos

Usuários do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) podem avaliar duas coleções da Readex/Newsbank. As publicações da World Newspaper Archive: Latin American Newspapers 1805-1922 e da U.S. Congressional Serial Set 1817-1994 estão disponíveis no portal até o dia 17. Se bem avaliados, esses recursos podem ser assinados pela Capes. As duas coleções são direcionadas principalmente a pesquisadores das áreas de Ciências Sociais e Humanidades.

 

A World Newspaper Archive: Latin American Newspapers 1805-1922 integra a série "Arquivo Mundial de Jornais" e foi criada em parceria com o Center for Research Libraries, um dos mais importantes repositórios de jornais do mundo. O conteúdo em avaliação reúne 33 jornais, distribuídos em 145.568 edições, com mais de um milhão de páginas digitalizadas. Estão disponíveis títulos brasileiros como O Estado de S. Paulo (São Paulo) e Jornal do Commercio (Rio de Janeiro); os argentinos La Nación (Buenos Aires), La Prensa (Buenos Aires) e Standard (Buenos Aires); e os mexicanos Diário de México (Cidade do México), El Imparcial (Cidade do México), dentre outros.

 

Já a U.S. Congressional Serial Set 1817-1994 reúne publicações do governo norte-americano sobre história e política. São mais de 415 mil documentos, distribuídos em 14 mil volumes, cobrindo as atividades da 15ª à 103ª legislatura do Congresso dos Estados Unidos. Também estão disponíveis 56 mil mapas. Os documentos cobrem temáticas ligadas aos atos de governo norte-americanos, cultura, economia e negócios, política e assuntos militares.

 

As coleções podem ser acessadas aqui. Os comentários sobre os documentos devem ser enviados para avaliação pelo e-mail periodicos@capes.gov.br

 

(Capes)


Data: 13/10/2010