Edital promove pesquisa e desenvolvimento em nanociência e nanotecnologia

Nanotecnologia é a atividade de trabalhar a matéria átomo por átomo, usando como medida o nanômetro, que equivale a um bilionésimo de metro. Atuando com tal precisão, ela é capaz de criar objetos de qualidade superior aos existentes. Pesquisas sobre essa nova tecnologia acontecem nas principais universidades e centros de pesquisa do mundo, abrangendo física, química, biologia, ciência, engenharia de materiais, informática, eletrônica e também começa a ser aplicada na produção de alimentos e na medicina.

A nanociência tem alcançado grande visibilidade, e atualmente muito se investe nessa área que promete grandes evoluções. Para dar continuidade ao processo de expansão e consolidação de competências nacionais em nanociência e nanotecnologia, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq/MCT) lança chamada pública para apoiar a formação de redes de cooperativas de pesquisa e desenvolvimento nessas áreas. Ao todo serão investidos R$ 4,9 milhões.

“O estabelecimento dessas redes favorece a colaboração entre centros e instituições de pesquisa comprometidos com o desenvolvimento da nanociência e da nanotecnologia no país, agregando competências em linhas de estudo correlatas e facilitando o alcance das metas propostas”, afirma o gestor do Edital 074/2010, Cassiano D'Almeida.

A chamada foi elaborada para auxiliar no alcance das “Metas do Milênio”, estabelecidas pelo compromisso de 192 países, inclusive o Brasil, para garantir a sustentabilidade do planeta. Foram definidas oito metas de desenvolvimento do milênio a serem cumpridas até 2015, entre elas estão: erradicar a extrema pobreza e a fome, atingir o ensino básico universal, garantir a sustentabilidade ambiental e estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.

Os projetos selecionados deverão contribuir para a identificação, qualificação e solução de problemas relevantes em nanociência e nanotecnologia, na busca do desenvolvimento sócio-econômico e científico do Brasil.  As áreas apoiadas são: Armazenamento, produção ou conservação de energia; nanomateriais; tratamento de água, ou remediação ambiental; redução, ou tratamento da poluição; incremento da produtividade agrícola; detecção e controle de vetores e pragas; liberação controlada de fármacos e monitoramento ou diagnóstico em saúde.

Os interessados têm até 22 de novembro para enviar suas propostas. As inscrições devem ser encaminhadas ao CNPq exclusivamente via Internet, por intermédio do Formulário de Propostas Online, disponível na Plataforma Carlos Chagas (http://carloschagas.cnpq.br/). O proponente deve possuir título de doutor, currículo cadastrado na Plataforma Lattes e ter vínculo celetista ou estatutário com a instituição de execução do projeto. A divulgação dos resultados está prevista para dezembro.

Para saber mais consulte o Edital: http://www.cnpq.br/editais/ct/2010/074.htm

(Assessoria de Comunicação Social do CNPq/OBF)

Data: 06/10/2010