TV Escola e TV Brasil promovem série que aborda o Pibid

O Programa Institucional de Bolsas de iniciação à Docência (Pibid) é um dos temas abordados pela série Educação e Investigação Científica, uma realização da TV Escola com a TV Brasil, que vai ao ar esta semana. A série pretende discutir a importância de se investir em educação e ciência para o desenvolvimento nacional.

Ao total, serão cinco programas transmitidos pela TV Escola entre os dias 4 e 8 de outubro, às 19h e reprisado na TV Brasil, às 5h50 do dia seguinte. A formação inicial de professores, abordada na série com o exemplo do Pibid, é um dos exemplos de investimento em educação, com a promoção de parcerias entre universidades e escolas e o incentivo a novas pesquisas.

Assista a TV Escola e acesse a TV Brasil. Em diversas localidades do Brasil, as emissoras estão disponíveis como canais abertos.

Pibid

O Pibid é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que oferece bolsas aos estudantes de licenciatura para a valorização do magistério. A edição 2009 do Pibid aprovou projetos de 89 instituições, totalizando 506 subprojetos.

Um dos objetivos do programa é a elevação da qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nos cursos de licenciatura das instituições públicas de educação superior, assim como a inserção dos estudantes de licenciatura no cotidiano de escolas da rede pública de educação, o que promove a integração entre educação superior e educação básica.

Outra finalidade é proporcionar aos futuros professores a participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar e que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem. A iniciativa também visa incentivar as escolas públicas de educação básica a tornarem-se protagonistas nos processos formativos dos estudantes das licenciaturas, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros professores.

Saiba mais sobre o Pibid.

(Capes)

Data: 05/10/2010