Programa da UFCG está empenhado no resgate da cultura do alho em Cabaceiras

A coordenação do Programa de Estudos e Ações para o Semiárido (Peasa) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) participou no último dia 23, de uma reunião com parceiros do Projeto de Revitalização do Alho da Ribeira, financiado pela Petrobras para a Coopagel, tendo como beneficiária a Associação Ribeirense de Produtos de Alho (ARPA), no Distrito de Ribeira, município de Cabaceiras, Cariri paraibano.

Participaram da reunião o coordenador geral do Peasa, Vicente de Paulo Albuquerque Araújo; o coordenador adjunto, Rossino Ramos; Carlos José Duarte, presidente da ARPA - Associação Ribeirente de Produtores de Alho, José de Anchieta Souza (CUT), Francisco de Luis Queiroga, da Coopagel; e Edlúcio Gomes de Oliveira, BNB, entre outros representantes da ARPA.

A reunião teve como objetivo avaliar o nível de produção e a comercialização do alho produzido pelos agricultores que fazem parte do projeto desenvolvido na ARPA com o apoio de várias instituições entre elas o Peasa, PaqTc-PB, BNB, Coopagel ,Embrapa, Projeto Dom Helder, Escola Virgem de Lourdes, Secretaria de Agricultura de Cabaceiras.

A Escola Virgem de Lourdes acreditando no êxito da revitalização da cultura do alho em Cabaceiras, assumiu como mais um projeto de responsabilidade social da instituição, entrou com o apoio de aproximadamente R$ 2.000, para a compra de embalagens e rótulos para a comercialização da pasta de alho e um Curso de Economia Solidária destinado aos produtores.

O Peasa e PaqTc-PB investiram na aquisição de 1.200 kg de sementes de alho, uma aplicação de aproximadamente R$ 3.000, para a compra de 50% das sementes selecionadas necessárias para o plantio do ano passado. Até o momento foram produzidas 153 caixas de pasta de alho com sal, contendo 12 potes de aproximadamente 300 gramas em cada caixa. O objetivo é produzir 1.000 caixas com 12 unidades, que totalizariam 12 mil potes de pasta de alho. Uma parte dessa produção foi armazenada em sementes para o plantio deste ano.

Cada caixa é comercializada pela ARPA por aproximadamente R$ 18. As instituições envolvidas no projeto estão empenhadas em resgatar a cultura do alho em Cabaceiras. A expectativa é de obter uma produção maior e de melhor qualidade, com previsão de colheita para o final deste ano e o beneficiamento em pasta de alho para o início de 2011.

A Coopagel vai fazer um levantamento da área plantada para uma perspectiva do lucro que será obtido pelos cooperados. "Os produtores de alho estão muito animados com as novas perspectivas", ressaltou o coordenador do Peasa.

(Helda Suene - Asscom Peasa/UFCG)

Data: 30/09/2010