Pesquisa na UFCG traçará perfil do aluno de graduação

Questionário eletrônico será aplicado em outubro e novembro

O perfil dos alunos de graduação presencial das universidades federais do país será traçado este ano, em pesquisa eletrônica promovida pelo Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace) financiada pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

Dotado de um questionário socioeconômico e cultural eletrônico que será aplicado a um percentual de estudantes (a ser definido) durante os meses de outubro e novembro próximos, o Sistema de Informação do Perfil do Estudante dos Cursos de Graduação (Sipe) será implantado em todas as Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) coletando dados para aprimorar o planejamento e a execução de políticas e programas nacionais de assistência estudantil.

Na semana passada, o coordenador de Assunto Estudantil da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Antônio Gláucio, que coordenará a pesquisa na UFCG, esteve em Campo Grande, MS, participando do workshop que discutiu a metodologia - mecanismos com bases computacionais e estatísticas - a ser aplicada na catalogação e análise de informações. O técnico em Informática da PRAC, Alberto José Ferreira, também participou da capacitação promovida pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), autora do sistema.

A Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários, responsável pela aplicação da pesquisa na UFCG, estará divulgando na primeira quinzena de outubro, por escolha aleatória, a lista com os nomes dos alunos que responderão ao questionário eletrônico, após receberem uma senha de acesso ao sistema – que terá um link disponibilizado na página eletrônica da universidade.

“Esse estudo, mesmo por amostragem, ajudará a UFCG conhecer a realidade dos seus estudantes e permitirá um melhor alinhamento da assistência estudantil às variáveis apresentadas. E, consequentemente, possibilitará um melhor desempenho acadêmico e diminuirá os índices de evasão”, comentou o vice-reitor e pró-reitor de Assuntos Comunitários, Edilson Amorim.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 28/09/2010