UFCG participa de encontro de coordenadores do Programa Capes/Fipse

Consórcio apóia intercâmbio de alunos e professores com universidades dos EUA

Foi encerrado no último sábado, 25, em Florianópolis, SC, o 10º Encontro Anual de Coordenadores de Projetos do Capes/Fipse, programa de consórcios em educação superior firmado entre o MEC e o Departamento de Educação dos Estados Unidos, através do Fundo para a Melhoria da Educação Pós-secundarista (Fund for the Improvement of Post Secondary Education - Fipse).

O professor José Wallace Barbosa, da Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola da UFCG, participou do evento como coordenador do projeto Engenharia de sistemas biológicos e bioenergéticos: Um consórcio para uma agricultura sustentável, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Viçosa e as norte-americanas Iowa State University e University of Kentucky.

“O objetivo do Capes/Fipse é apoiar a inserção dos cursos de graduação das instituições brasileiras no cenário internacional, mediante a modernização curricular, o reconhecimento mútuo de créditos e o intercâmbio de alunos e professores”, explica o pesquisador.

Do lado brasileiro, cada parceria deve ser composta por duas instituições de regiões geográficas diferentes, possibilitando que os impactos possam ser disseminados de forma mais ampla ao longo do território nacional.

Quatro alunos da UFCG já foram beneficiados pelo programa, um dos quais, Rafael Costa, do curso de Engenharia Agrícola, está na University of Kentucky desde agosto passado. “Em contrapartida, ficou definido no encontro que a UFCG receberá estudantes das duas instituições americanas em 2011”, adiantou Wallace.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 27/09/2010