Reitor se reúne com comunidade do campus de Pombal

Compartilhamento administrativo e maior interação com a sociedade foram destacados

Aproximar a diretoria do Centro de Ciências e tecnologia Agroalimentar (CCTA) da Reitoria da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) para compartilhar responsabilidades administrativas e conclamar uma maior interação com a sociedade foram os pontos centrais da reunião do reitor Thompson Mariz e pró-reitores com a comunidade acadêmica do campus de Pombal, na manhã desta sexta-feira, 17.

Uma das preocupações externadas pelo reitor foi a de que, passada a euforia pela criação e implantação do CCTA, a população de Pombal esteja deixando de se envolver, absorver e propagar a importância de um campus universitário para a cidade. “Necessário à comunidade acadêmica provocar ainda mais essa sinergia, participando com um maior número de pesquisas e trabalhos de extensão identificados com as demandas sociais da região”, comentou.

Além da absorção e da necessidade de repercussão do impacto sócio-econômico e cultural provocado pela UFCG em Pombal, Thompson Mariz também fez reflexões sobre os cursos de graduação e as políticas de assistência estudantil. Informou que no próximo mês começará a ser construída uma residência universitária e que já se encontram em licitação a construção de outra residência e do restaurante universitário, com o início das obras para 2011.

“Este ano já foram liberados mais de R$ 700 mil em equipamentos, além do orçamento e com recursos da própria Reitoria”, disse Mariz, afirmando que os investimentos solicitados pelas três unidades acadêmicas do CCTA (documento por ele recebido na reunião) serão autorizados.

Os pró-reitores Alexandre Gama (Administração) e Vicemário Simões (Ensino), o coordenador de Pós-graduação, Gilmar Trindade, e o prefeito universitário Eduardo Bonates falaram sobre as dinâmicas e trabalhos voltados para aquele campus. Processos licitatórios e responsabilidades fiscais, sistemática de avaliação e reconhecimento dos cursos, proposta de criação de dois mestrados (Horticultura e Agroindustrial) e projeto de acessibilidade e serviços terceirizados foram temas abordados, respectivamente.

A administração central da Universidade respondeu aos questionamentos dos professores, técnico-administrativos e estudantes num debate participativo, tratando de demandas e caminhos para a solução de alguns problemas apresentados.

“Momento salutar para um diálogo franco da comunidade do campus de Pombal com a Reitoria da UFCG e para a exposição de propostas, elogios e críticas. Onde grande parte das dúvidas foram dirimidas, e o comprometimento de ambos  renovado”, avaliou, o diretor Roberto Clayton.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 17/09/2010