Professora da UFCG vence concurso promovido pela Fundação Getúlio Vargas

Trabalho, parte da dissertação de mestrado de Aline Barbosa de Lima, levou o primeiro lugar em concurso sobre Experiências Inovadoras no Campo das Políticas Públicas.

A professora Aline Barbosa de Lima, da Unidade Acadêmica de História e Geografia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), foi a vencedora da 2ª Edição do Concurso de Ensaios e Monografias sobre Experiências Inovadoras no Campo das Políticas Públicas com Foco na Redução das Desigualdades, promovido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Com o tema Campesinato em movimento: análise de ação do estado e das estratégias autônomas de desenvolvimento no campo, o trabalho vencedor faz parte da dissertação de mestrado desenvolvido no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), sob orientação da professora Maria de Fátima Ferreira Rodrigues.

O trabalho discute a redução das desigualdades sociais em assentamentos rurais do Estado da Paraíba através da análise das ações do Estado, via políticas públicas, a exemplo do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) e do Projeto Cooperar, como também estratégias autônomas de desenvolvimentos, tais como as chamdas Feiras Agroecológicas Paraibanas.

De acordo com a Aline Barbosa, o trabalho começou a ser desenvolvido em 2002 através do Pibic e concluído em 2008., com a conclusão do seu mestrado. “Estou muito feliz com a premiação, mas quero ressaltar que este resultado é fruto de um trabalho coletivo realizado pelo grupo de pesquisa Gestar do qual faço parte”, diz.

Durante o tempo de realização da pesquisa foram realizadas entrevistas, participação em reuniões com os camponeses e agentes gestores das políticas analisadas, registros fotográficos, aplicação de questionários, além de levantamento bibliográfico sobre a temática e levantamento de dados.

A data para entrega da premiação, no valor de R$ 3mil, ainda será divulgada pela FGV.

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)

Data: 17/09/2010