Lançamento do CD José Siqueira - Música de Câmara acontece nesta sexta na UFCG

Apresentação será realizada, às 20h, não Auditório da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia. Entrada é gratuita.

Será lançado nesta sexta, dia 17, às 20h, no Auditório da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o CD José Siqueira – Música de Câmara. A obra, produzida pela pianista e professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Josélia Vieira, divulga através de cinco peças camerísticas a memória deste compositor paraibano. A entrada para o lançamento é gratuita.

O CD traz as seguintes peças compostas por Siqueira: Suíte Sertaneja, Meditação, Três estudos, Quatro canções e II Sonata. A execução do repertório contou com a participação dos intérpretes Edvanny Klébia, Sandoval Moreno, Maria Leopoldina Onofre, Amarílis de Rebuá, Renata Simões, José Henrique Martins, além de Josélia Vieira.

A execução do projeto da gravação do CD José Siqueira- Música de Câmara foi contemplado através do edital do Fundo Municipal de Cultura (FMC) da Prefeitura de João Pessoa e contou com o apoio da UFPB, Fundação Espaço Cultura (FUNESC) e Sindicato dos Docentes da Universidade Federal da Paraíba (ADUFPB).

O homenageado

Nascido no ano de 1907, na cidade de Conceição do Piancó, na Paraíba, José Siqueira foi um maestro e acadêmico brasileiro fundador de vários institutos de música e arte. Reconhecido em nível internacional, ele faleceu aos 78 anos, na cidade do Rio de Janeiro, no dia 22 de abril de 1985, deixando uma vastíssima obra composta de óperas, cantatas, concertos, oratórios, sinfonias, além da música de câmara, para instrumentos solos e para voz.

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)

Data: 16/09/2010