Evento comemora 30 anos de criação do campus da UFCG em Patos

Encontro reunirá ex e atuais alunos do Centro de Saúde e Tecnologia Rural, no período de 16 a 18 de setembro

Em comemoração aos 30 anos de criação do campus de Patos da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o Centro de Saúde e Tecnologia Rural (CSTR), vai promover de 16 a 18 de setembro, o 1º Encontro de Ex-Alunos (ENCEA 2010).

Dentro da programação, está previsto o descerramento de uma placa comemorativa, bem com a realização de palestras, mesas redondas e minicursos.

De acordo com o diretor do CSTR, Paulo Bastos, a maioria dos minicursos e palestras serão ministradas por ex-alunos do campus de Patos. “São profissionais que estão atuando em diversos campos, a exemplo de órgãos do governo, empresas particulares e em instituições de ensino. Nosso intuito é realizar o encontro dos egressos e atuais alunos e demonstrarmos a importância do campus na formação de várias gerações de profissionais”, revela.

A abertura oficial do evento será às 8h no Auditório Paulo Facin. A palestra de abertura, cuja temática será A importância do campus de Patos no contexto regional, serão proferida pelo reitor da UFCG, Thompson Mariz.

As inscrições para o evento estão sendo realizadas até o dia 12 de setembro através do endereço http://www.cstr.ufcg.edu.br/encea.htm. Depois desta data, os participantes poderão efetuar a inscrição no local do evento. A taxa de inscrição custa R$ 50 para profissionais e R$ 20 para estudantes.

Após preencher o formulário de inscrição, o participante deverá encaminhá-lo para o e-mail  iencea@cstr.ufcg.edu.br. Para validar a inscrição, o comprovante de pagamento deverá ser encaminhado em até 48h depois do envio do formulário.

A expectativa é que o evento reúna mais de 300 participantes.

Confira a programação:

Dia 16 de setembro

7h50min – Descerramento da placa comemorativa com benção ecumênica (Pe. Evandro Romero Correia, Pt. Shislaider e Professora Joedla Rodrigues de Lima)

8h10min -  Abertura - Tema: Importância do Campus de Patos no Contexto Regional

Palestrante: Reitor Thompson Fernandes Mariz

8h30min às 9h15min – Mesa Redonda : O Papel Social do Profissional

Coordenadora: Verônica Medeiros da Trindade Nobre

Palestrantes:

Elias Virgínio Filho (Engenheiro Florestal)

Prof.. Mariza de Oliveira Apolinário (Bióloga)

Prof.. Inácio de Andrade Torres (Odontólogo)

9h15min às 10h15min – Debate

10h15min às 10h30min – Intervalo

10h30min às 12h - Experiências dos egressos

Inscritos antecipadamente
Coordenadora: Professora Assíria Nóbrega

12h às 14h - Intervalo para almoço

14 h às 14h45min – Mesa Redonda: Interação Universidade Comunidade

Coordenador:  José  Anchieta de Assis
Palestrantes:

Professor. Alcivan Paulo de Oliveira  (Engenheiro Florestal)
Professoara Alana Candeia de Melo (Engenheira Florestal)

Irenaldo Pereira de Araújo (ASA)

14h45min às 16h – Debate

16h – 18:00 h – Mostra CSTR :Interação entre cursos

Local: Pátio do CSTR

Dia 17 de setembro

08h às 12 h – Mini Cursos

- A prática da Defesa Sanitária Animal (Plinio Leite Lopes – Médico Veterinário – MAPA)

- Exame e diagnostico dos principais distúrbios fermentativos e traumáticos do sistema digestório de ruminantes (Prof. Francisco Leydson Feitosa – Professor UNESP)

- Manejo de Cavalos Atletas ou não Atletas (Dacio de Castro Dias – Médico Veterinário)

- Controle de Verminose de Caprinos e ovinos  (Profa. Márcia Medeiros de Araújo)

- Sistema Brasileiro de Inspeção – SISBPOA (Judi Maria da Nóbrega- Médica Veterinária – MAPA)

- Sistemas Agroflorestais como Ferramenta para Recuperação de Áreas Degradadas (Elias de Melo Virginio Filho – Engenheiro Florestal)

- Compostagem (Profa. Patricia Carneiro – Engenheira Florestal)

- Banco de sementes como indicadores ecológicos da recuperação de áreas degradadas (Profa. Assiria Maria Ferreira da Nóbega Lúcio)

12h às 14 h – Intervalo para almoço

14 h às 17h – Mostra CSTR: O CSTR vai a Comunidade

Local – Praça Getúlio Vargas

Exposição, banda de música e confraternização.

Dia 18 de setembro

- Churrasco de confraternização

Local: Sede Social da ADUF - Patos-PB

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)