TV Escola conta a história da música clássica no Brasil

A vida e a obra de compositores brasileiros é o tema de Música Clássica Brasileira, nova série da TV Escola. O primeiro dos cinco episódios vai ao ar neste sábado, 4, às 19h. Com 90 minutos de duração, será reprisado no domingo, 5, às 17h.

Na primeira parte da série, um breve documentário mostra a vida e a obra de cada compositor. Na segunda, a Orquestra Sinfônica Nacional apresenta concerto sob a regência de Lídia Amadio.

O primeiro episódio, Família Real, mostra o contexto histórico em que a música clássica estava inserida na chegada da família imperial portuguesa ao Brasil. Há 200 anos, o país era marcado pela diversidade social. Naquele período, começavam a aparecer no cenário nacional os compositores José Maurício Nunes Garcia, Marcos Portugal e Sigismund von Neukomm. Eles viveram a transição entre o Brasil-colônia e o Brasil-império.

O padre José Maurício Nunes Garcia, compositor de música sacra, é considerado um dos melhores de seu tempo. O português Marcos Portugal, músico erudito, com obras conhecidas por toda a Europa, é apontado como um dos mais famosos compositores portugueses de todos os tempos. O compositor e pianista austríaco Sigismund von Neukomm, que viveu no Rio de Janeiro durante cinco anos, é autor de mais de dez óperas.

A TV Escola pode ser sintonizada por antena parabólica digital ou analógica em todo o país e na página eletrônica do Ministério da Educação. O sinal está disponível também nas operadoras TV por assinatura Embratel (canal 123), Sky (canal 112) e Telefônica (canal 694).

Confira a chamada da nova série

(MEC)

Data: 02/09/2010