Publicado edital do Programa Professor Visitante Sênior para Unila

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), divulga nesta quarta-feira, 1º de setembro, o edital para recebimento de propostas de candidatos ao Programa Professor Visitante Sênior (PVS). O objetivo é formatar equipes qualificadas e experientes na pesquisa, ensino e extensão, para subsidiar a consolidação da estrutura acadêmica da Unila.

Para participar do programa, os candidatos a professor visitante devem, entre outros requisitos, ser portadores de título de doutor há, no mínimo, dez anos ou qualificação equivalente notoriamente reconhecida; estar aposentado ou oficialmente licenciado no momento da outorga da bolsa; possuir curriculum vitae (CV) compatível com as exigências requeridas para a condição de PVS estabelecidas no edital e, sendo brasileiro, possuir o CV atualizado na Plataforma Lattes do CNPq; ter sido docente e pesquisador de reconhecida competência em sua área e ter produção científica relevante, notadamente nos últimos dez anos; apresentar, para o período previsto para o usufruto da bolsa, plano de trabalho pertinente, elaborado especificamente para essa atividade.

O plano de trabalho deve estar em consonância com a Missão Institucional da Unila e com o Projeto Acadêmico-Científico a ser cumprido pelo Professor Visitante, ambos descritos nos Anexos I e II do edital; representar uma contribuição relevante e inovadora para a programação da Universidade como um todo; e apresentar detalhes do desenvolvimento de atividades diversificadas, planejadas para serem exercidas pela liderança esperada de um PVS.

Candidaturas

Para se inscrever no programa, o candidato deve enviar as propostas, até 30 de setembro, para o e-mail pvs@capes.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. e, por meio impresso, para Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Coordenação de Programas de Qualificação de Quadros Docentes, SBN, Quadra 2, Lote 6, Bloco L, 10° andar, 70.040-020 – Brasília/DF.

As propostas submetidas, antes de serem aprovadas e homologadas pela Diretoria de Programas e Bolsas no País da Capes, serão analisadas pela área técnica da Capes e por um Comitê Científico especificamente instituído para esta finalidade. O resultado está previsto para ser divulgado no mês de outubro e as bolsas serão implementadas a partir de 1º de novembro, por um período de dois anos, prorrogável por igual período.

Benefícios

O Programa Professor Visitante Sênior Capes-Unila inclui a concessão dos benefícios descritos a seguir: para a instituição, uma quota total de 20 bolsas para professores visitantes e a concessão de bolsas de professor visitante para cada instituto ou unidade da universidade; e, para o professor visitante, bolsa no valor de R$ 8.905,42 e passagem aérea, de ida e volta, paga uma única vez, entre a localidade de residência do candidato e aquela em que está situado o campus de atuação do bolsista.

Mais informações pelo telefone (61) 2022-6259 ou pelo e-mail pvs@capes.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Acesse a página do PVS Capes-Unila.

(Capes)

Data: 02/09/2010