MEC eleva conceito do curso de Engenharia de Materiais da UFCG

Graduação passou para Conceito 3, de um máximo de 5.

O curso de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) teve seu conceito elevado de 2 para 3. A alteração foi alcançada após uma visita, realizada nos dias 9 e 10 de agosto, de dois avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

Na ocasião, os avaliadores analisaram o Projeto Pedagógico do Curso, entre outros documentos, entrevistaram professores, alunos e servidores, e visitaram as instalações do curso: salas, laboratórios e biblioteca.

De acordo com o coordenador do curso, professor Marcelo Silveira, o relatório final do MEC atesta a boa qualidade do ensino, a excelente infraestrutura e a intensa participação dos alunos em projetos de pesquisa e extensão.

“Tivemos conceito favorável em todos os critérios de avaliação. O conceito 3 atende aos padrões de qualidade exigidos pelo MEC. Agora, vamos trabalhar para conquistarmos nosso objetivo, que é alcançar o conceito máximo: 5”, declarou.

Marcelo ressalta ainda que esse conceito deve aumentar depois da avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), teste aplicado aos alunos do curso de graduação e que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) do MEC, cujo objetivo é aferir o rendimento dos alunos dos cursos em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências.

“Estamos fazendo a nossa parte garantindo infraestrutura e criando um ambiente propício ao ensino, pesquisa e extensão. E para chegarmos ao conceito ideal dependemos também do empenho dos alunos e do resultado final da participação deles no Enade”, diz.

Mais informações sobre o curso de Engenharia de Materiais podem ser obtidas através do site

www.dema.ufcg.edu.br.

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)

Data: 02/09/2010