UFCG participa do Fórum Nacional de Assuntos Comunitários e Estudantis

Na terceira reunião ordinária do Fórum Nacional de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace), que aconteceu na semana passada em Palmas, TO, o coordenador de Apoio Estudantil da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), professor Antônio Gláucio, proferiu palestra e coordenou o grupo de discussão sobre o regimento das residências universitárias nas Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes).

A finalidade das residências, uma co-gestão administrativa, os critérios sócio-econômicos voltados para os alunos de graduação, as garantias mínimas de alimentação, conforto e equipamentos, como a disponibilidade de manutenção e translado para o campus foram alguns dos pontos discutidos. Políticas de cultura, esporte e lazer nas Ifes, também fizeram parte da pauta das discussões coordenadas por Gláucio.

No documento final do fórum o registro da importância da necessária composição e recomposição dos recursos humanos para a assistência estudantil nas Ifes, com a contratação de assistentes sociais, psicólogos, pedagogos e técnico-administrativos, e a criação em todas as instituições de pró-reitorias voltadas à assistência estudantil.

“Além de renovar e reforçar os propósitos dos restaurantes e residências universitárias, faz-se necessário elaborar e implantar outras políticas de assistência comunitárias nas Ifes, como por exemplo, a prevenção e o combate ao uso abusivo do álcool e outras drogas”, comentou o coordenador.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 30/08/2010