Quinquagésima dissertação de mestrado em Matemática da UFCG será defendida na próxima semana

Apresentação será na sexta, dia 3, no auditório da Unidade Acadêmica de Matemática e Estatística.

A Unidade Acadêmica de Matemática e Estatística (UAME) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) está comemorando o êxito da produção científica realizada no Programa de Pós-Graduação em Matemática (PPGMat). É que na próxima semana, dia 3 de setembro, será apresentada a 50ª dissertação de mestrado do PPGMat.

O trabalho será apresentado, às 16h, no auditório da UAME. Intitulado Existência de solução fraca para as equações de NAVIER-STOKES de um fluido compressível com dados iniciais descontínuos, o trabalho foi desenvolvido pelo estudante Désio Ramirez da R. Silva, sob orientação dos professores Aparecido Jesuíno de Souza (UFCG) e Marcelo Martins dos Santos (Unicamp).

Para o coordenador de pesquisa e extensão da UAME, professor Horácio da Silva, a defesa da dissertação é um marco para o Programa. “É uma mostra de que nosso mestrado está consolidado e apto a qualificar futuros docentes e profissionais, melhorando a qualidade do ensino da matemática”, enfatiza.

O PPGMat da UFCG foi criado em 2002 e conta com 12 professores doutores no seu quadro efetivo e três colaboradores externos, sendo dois da Universidade Federal do Ceará (UFC) e um da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Possui cinco áreas de concentração: Análise, Álgebra, Geometria, Matemática Aplicada, e Probabilidade e Estatística

O programa atrai estudantes do Norte e Nordeste do país, a exemplo dos estados da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Bahia e Pará.

Doutorado

Com atividades iniciadas em janeiro de 2010, o Doutorado em Matemática da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) funciona em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Neste segundo semestre, as atividades estão sendo realizadas no campus Campina Grande, já que primeiro semestre as atividades foram desenvolvidas na UFPB.  A seleção de novos alunos, a ser realizada em janeiro de 201, também ficará a cargo da  UFCG.

Atualmente, o Doutorado conta com dez alunos regulares e três especiais. No corpo docente, além de professores da UFCG e UFPB, o quadro conta ainda com professores da UFC e UFPE. O objetivo do programa é manter e aprimorar a dinâmica da pesquisa em Matemática, Matemática Aplicada e áreas afins, bem como melhorar a qualidade do ensino de graduação, uma vez que o envolvimento docente se dá em todos os níveis, numa dinâmica evolutiva de propagação de conhecimentos.

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)

Data: 27/08/2010