Apresentações de música popular e erudita começam hoje no CH

O projeto Arte no CH, do Centro de Humanidades - CH / UFCG, que pretende reunir música popular e erudita em dias temáticos, começa hoje, quarta-feira, 15 de março, às 18h, com a apresentação do cantor Toninho Borbo (foto), tendo como local o hall do subsolo do CH. A programação inclui, ainda, a participação da soprano Cristiane Alves, no dia 12 de abril, e, no dia 16, de Benedito do Rojão, conhecido por cantar, tocar pandeiro e embalar o côco. A programação segue com duas apresentações no mês de maio, sendo a primeira no dia 3, quando os integrantes da Marxuvipano farão seu show, e no dia 17, quando o Coral Em Canto estará fazendo sua apresentação. Para o dia 14 de junho, será a vez do show de Anima Artis, grupo de flauta doce, teclado e violão, além de apresentações musicais cantadas, da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia. A informação foi prestada pelo Diretor do Centro, professor Lemuel Guerra.

Saiba quem são os integrantes do Projeto Arte no CH

Toninho Borbo

Toninho Borbo é estudante de Ciências Sociais da UFCG e começou a carreira musical se apresentando em barzinhos mesclando um repertório de autores nordestinos com suas próprias músicas. O lado MPB do músico se sobressaía em apresentações solo com voz e violão. Depois, Borbo fechou a performance com as composições próprias e enfatizou o groove característico extraindo do jazz, do rock, do pop e ainda da mpb melodias que se propõem a ser refinadas.

Em 2002 formou uma parceria com a banda Quebra-quilos; lançou o primeiro cd Do Beco ao Eco e apresentou-se na casa cultural 1026, na Serra da Borborema. A partir do Razão Profana, Borbo foi visto nos Festivais de Inverno de Campina em 2001, 2003 e 2004. Na mesma época, ele também foi uma das atrações dos Encontros Para a Nova Consciência. O show Do Beco ao Eco 2002 foi apresentado no Encontro da Juventude do Nordeste, em Recife-PE e no Coisas do Interior, em João Pessoa - PB.

Com o show Para Fins de Mercado, apresentado recentemente na mostra musical Som na Serra, em novembro de 2004, Toninho foi uma das 10 atrações musicais do evento, além de um dos produtores culturais do projeto, que foi aprovado pelo FIC. Borbo tem a pretensão de encontrar a parceria certa de uma gravadora em 2005. Aproveitando o embalo da 4ª Bienal da Une (26 e 28 de fevereiro), onde Toninho se apresentou no Parque Ibirapuera.

Christiane Alves

Christiane Alves de Lima, soprano,  iniciou seus estudos de canto lírico com o professor Lemuel Guerra, com o qual continua tendo aulas regulares. No Departamento de Artes da Universidade Federal da Paraíba, em 2002.  Teve aulas com os professores Inês Stockler, Martha Herr, Marcelo Okay, Vladimir Alexandre.  Dentre outras atuações como solista, destacam-se o Stabat Mater, de Pergolesi(2004) e no Magnificat, de Vivaldi (2005).

Benedito do Rojão

O gênio do ritmo, assim classificado por Ari Lobo, Benedito do Rojão retrata as cidades interioranas nordestinas com uma riqueza de detalhes que algumas músicas chegam a ser registros geográficos. Ele é autenticamente a caricatura dos tempos áureos de Campina Grande. Das vestimentas aos casos contados com tanta saudade. Benedito canta e toca pandeiro, embala o coco, marca o samba e enfatiza o rojão há quase 50 anos. Vencedor do segundo lugar do Forró Fest 2005, Benedito teve o primeiro CD gravado em 2004, resultado de um esforço conjunto da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e de parceiros independentes que quiseram registrar as músicas dele. O segundo está sendo feito nos mesmos moldes, se chamará Dançando em Campina e será lançado em junho de 2006.

Marxuvipano

Utilizando o toque dos tambores, tochas de fogo que rasgam o céu e as pessoas, os integrantes da Marxuvipano, que tocam juntos desde 2005 fazem uma mistura de música (independente do estilo) e teatro (independente da atuação), construindo uma performance viva. Letras poéticas, comprometidas com os sentimentos e as revoltas que rodeiam o ser humano, compondo o que há de mais contemporâneo na cena de Campina.   A banda é composta por Tone Nostalgia (compositor e vocalista), Katiúscia Formiga (vocal e violão), Leni (bateria e percussão), GIancarlo (violão), Winsthon (percussão e palhaçadas) e David Sobel (Violão).

Mais informações pelos fones (83) 3310.1068, 3310.1367 ou 3310.1416.

Data: 15/03/2006