Escola dos EUA tenta proibir uso de lenços com a bandeira do Brasil

Um grupo de 11 estudantes brasileiros dividiu uma escola do Estado norte-americano de Massachusetts ao pedir permissão para usar lenços com a bandeira do Brasil na colação de grau.

A direção da escola foi clara ao vetar o acessório, que "quebraria as regras" por não se ligar às atividades acadêmicas. Para os brasileiros, houve discriminação.

Caso burlassem a norma, os alunos não receberiam os diplomas da "high school" --equivalente ao ensino médio-- e ainda poderiam ser suspensos por dois dias.

Depois de levar o problema ao comitê da Martha's Vineyard Regional High School, os brasileiros conquistaram o direito de expressar seu patriotismo, suspendendo a decisão do diretor, Stephen Nixon.

A votação, apertada (cinco votos a três), virou notícia nos jornais locais da pequena Oak Bluffs, cidade de 4.000 habitantes na ilha de Martha's Vineyard.

O formando Norberto de Assis, 19, diz ter se sentido ofendido pela decisão da escola, cujo objetivo era não desagradar aos moradores. "Muitas pessoas na ilha não aceitam bandeiras brasileiras numa formatura americana", afirmou

Matheus dos Santos, 19, concorda. "Às vezes eu acho que, se [a bandeira] fosse americana, não daria esse problema todo." Ele diz que alguns moradores reclamaram da decisão final da escola, argumentando que o grupo "deveria se formar no Brasil" para usar os lenços.

Procurado, o diretor não respondeu à ligação nem telefonou de volta. Uma funcionária da escola, que pediu para não ser identificada, minimizou a polêmica, dizendo que "não houve um problema".

"Os alunos pediram para usar os lenços e, depois de um diálogo, isso foi permitido. O diretor estava só seguindo as regras, que impedem o uso de acessórios sem relação com a academia."

Ao negar a autorização, semanas antes da formatura, em 13 de junho, o diretor ofereceu como alternativa que os brasileiros usassem um broche com a bandeira sobre as becas com as cores da escola, lilás e branco. Acabou tendo que aceitar o lenço.

(Folha.com)

Data: 26/08/2010