Festival Universitário de Inverno une universidade e comunidade em Cuité

O vice-reitor Edilson Amorim abriu a 4ª edição do evento nesta terça

“No campus de Cuité, com a superação de barreiras e abolição de muros, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) promove um diálogo extenso e intenso com a sociedade”, afirmou o vice-reitor Edilson Amorim, ao abrir o IV Festival Universitário de Inverno na noite dessa terça-feira, 24. Para ele, essa interação é essencial para o aprimoramento da missão de uma universidade e promove uma maior integração ao meio em que está inserida. “Representando, em amplos aspectos, o ideal que gerou a UFCG”.

No mesmo tom, evidenciando a interação universidade e sociedade, o diretor do Centro de Educação e Saúde (CES), Ramilton Marinho, falou da importância do festival para Cuité e para a UFCG, por se transformar numa porta de divulgação para ambos, se consolidando e gerando novas alternativas para as práticas das atividades acadêmicas e a consolidação da cultura regional. “Acreditamos que, com um maior comprometimento e participação da comunidade, podemos atrelar o turismo à ciência, arte e cultura”, comentou.

A prefeita municipal, Euda Fabiana de Farias, falou da satisfação de ser parceira da UFCG em várias iniciativas no Ffstival e lamentou não ter podido contribuir na medida devida, por dificuldades orçamentárias. O professor Fábio Ferreira, assessor de Pesquisa do CES, também falou da experiência surpreendente e motivadora que é a universidade próxima à comunidade.

A solenidade de abertura, realizada no Teatro Municipal, foi encerrada com as apresentações do Quarteto de Sax da UFCG e do contador de “causos” Horácio de Almeida Lima. Antes, a Fanfarra Municipal Dona Domitila, se apresentou pelas principais ruas da cidade.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 25/08/2010