Instituto Nacional do Semiárido representa Brasil em Cúpula com países árabes

O Instituto Nacional do Semiárido (Insa) é o novo representante do Brasil, junto à Cúpula América do Sul-Países Árabes (Aspa)

A cúpula é um mecanismo de cooperação e um fórum de coordenação política, criado na I Cúpula de Chefes de Estado e de Governo, no ano 2005, para discutir formas de combater a desertificação em regiões áridas e semiáridas.

A definição do Insa como Ponto Focal Regional dos países da América do Sul aconteceu numa mesa de diálogo organizada pelo Itamaraty, na Segunda Conferência Internacional sobre Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (ICID+18), encerrada na última sexta-feira, 20 de agosto, em Fortaleza (CE).

Integram a Aspa 34 países, entre Estados sul-americanos e árabes, bem como o Secretariado-Geral da Liga dos Estados Árabes (LEA) e a União das Nações Sul-Americanas (Unasul).

O diretor do Insa, Roberto Germano Costa, informou que entre os principais objetivos da cooperação está desenvolver e viabilizar a implementação de projetos técnico-científicos e pesquisas sobre impactos de mudanças climáticas, redução de vulnerabilidade, degradação ambiental e desertificação entre os países participantes.

"É um modo para estabelecermos uma rede de trabalho que garanta a criação de protocolos de prevenção e recuperação de áreas afetadas pela desertificação, que aumenta o processo de empobrecimento, a desnutrição e leva as pessoas a migrarem", ressalta Germano.

De acordo com o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), a previsão é de que até 2100, 50% das áreas emersas do planeta estejam afetadas pela desertificação. No Brasil, a situação também preocupa. Dados do Programa de Combate à Desertificação (PCD), do Ministério do Meio Ambiente (MMA), apontam que já existem, no país, cerca de 900 mil quilômetros quadrados bastante afetados pela desertificação. As áreas ficam, sobretudo, no Semiárido do Nordeste.

(Aline Guedes, Assessoria de Comunicação do Insa)

Data: 24/08/2010