UFCG avança 10 posições em ranking internacional

Instituição aparece em 30º lugar entre as universidades brasileiras e 21° entre as federais

Em seis meses, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) avançou 10 posições na Classificação Webometrics das Universidades do Mundo, divulgada recentemente pelo Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC) da Espanha, figurando entre as universidades que melhor se utilizam da internet como ferramenta para a disseminação do conhecimento acadêmico, científico e tecnológico. Ao todo, são avaliadas 8 mil instituições em todo o planeta.

A UFCG subiu 10 posições na classificação mundial (da 1.480ª para a 1.470ª) e duas posições no ranking latino-americano (da 79ª posição para a 77ª), ficando à frente da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e da UFPB. Entre as 59 universidades federais brasileiras, a instituição campinense ocupa a 21ª posição, sendo a 5ª melhor colocada no Nordeste.

Lançado oficialmente em 2004, o ranking é atualizado a cada 6 meses. O objetivo é convencer comunidades acadêmicas e políticas da importância da publicação científica na web, não somente para a disseminação do conhecimento, mas também para facilitar a medição das atividades científicas em curso.

A pesquisa é realizada pelo Laboratório Cybermetrics, grupo de pesquisa ligado ao CSIC, e leva em consideração vários indicadores, como quantidade de acessos por browsers (Google, Yahoo, Live Search e Exalead), relevância para atividades e publicações acadêmicas, número de papers (artigos) relacionados à instituição e de citações de domínio.

Confira aqui a lista latinoamericana: http://www.webometrics.info/top100_continent.asp?cont=latin_america.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 24/08/2010