Reitor vai a Brasília definir vagas para professores do curso de Medicina de Cajazeiras

Também serão discutidas vagas docentes para as quatro licenciaturas - Física, Química, Matemática e Biologia - criadas em substituição ao curso de Ciências

Nesta segunda-feira, 23, o reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Thompson Mariz, será recebido em audiência pela secretária de Educação Superior (Sesu), Maria Paula Dallari, no Ministério da Educação, em Brasília.

Na pauta, detalhes e definições sobre a alocação de vagas docentes para o curso de Medicina do Centro de Formação de Professores (CFP), campus de Cajazeiras, e para as quatro licenciaturas - Física, Química, Matemática e Biologia - criadas em substituição ao curso de Ciências, que foi extinto em todas as instituições do país.

Na audiência com o ministro da Educação Fernando Haddad, no último dia 12, além de descartada a possibilidade de impugnação do curso de Medicina em Cajazeiras, ficou acertado o acréscimo no banco de professores equivalentes da UFCG de, no mínimo, 38 vagas.

A expectativa do reitor é que, já na audiência desta segunda, o MEC autorize a realização de concurso público para a contratação dos 26 professores que complementarão o corpo docente do curso de Medicina, e que também seja imediata a liberação das12 vagas compactuadas para as licenciaturas recém-criadas.

“Vamos além desse limite de 38. Queremos um pouquinho a mais, umas 44 vagas”, disse Mariz, lembrando que o MEC acenou com a autorização para a UFCG criar mais três cursos na área de Saúde, no campus de Cajazeiras. “E que essas vagas, solicitadas a mais, também complementarão os quadros docentes dos cursos de Enfermagem e Medicina”.

Ao invés da criação do curso de Biomedicina, como o reitor havia anunciado na semana passada, a UFCG proporá ao MEC que seja criado o de Terapia Ocupacional.  As outras duas graduações a serem criadas serão Fisioterapia e Educação Física.

A reunião no Ministério da Educação acontecerá às 11h, no gabinete da Sesu, e contará com a presença dos diretores Paulo Roberto Wollinger (Regulação e Supervisão da Educação Superior), José Rubens Rebelatto (de Hospitais Universitários e Residências em Saúde) e Jeanne Liliane (Coordenadora Geral de Residências em Saúde).

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 22/08/2010