Lançamento de revista cultural acontece nesta quinta na UFCG

Dar visibilidade à produção cultural da região é o objetivo da revista digital Olhar Cultural, cuja primeira edição será lançada às 18h desta quinta-feira, 19, no auditório da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Após o lançamento da revista, será realizada uma mesa redonda com o tema Roteiro e Dramaturgia: cinema, documentário e teatro, formados pelos professores Nathan Cirino (cinema), Eliane Lisboa (teatro) e Matheus Andrade (documentário), que irão debater sobre as semelhanças e as diferenças entre roteiro cinematográfico e dramaturgia teatral.

O projeto

Idealizado em 2006, como programa de rádio, site e revista, o projeto Olhar Cultural foi retomado este ano por um grupo de jornalistas e estudantes que se autodefinem como “subversivos culturais”.

“Entendemos que o papel do jornalista cultural não é apenas informar sobre onde será o próximo show da banda X, mas ser um espaço de debate e reflexão sobre a cultura. Nesse sentido, nós, além de fazermos isso nos textos publicados na revista, vamos a cada edição realizar atividades que tenham esse intuito”, afirmou Marcos Moraes, jornalista responsável pela Olhar Cultural.

A revista tem corpo editorial composto por Diego Lós, Samantha Pimentel, Júlio Cezar Peres, David Veiga, Jocélio Oliveira, Lígia Coeli, Kislana Rodrigues, Leidiane Alves, Sidney Andrade e Jailson da Soledade. Será disponibilizada para download no endereço www.revistaolharcultural.blogspot.com.

Composição da mesa redonda

Eliane Lisboa é diretora de teatro, dramaturga e dramaturgista, com mais de 30 anos de experiência na área teatral. Durante os anos 83/84 defendeu mestrado na Universidade de Paris X-Nanterre, sobre as experiências do Teatro do Oprimido na França, acompanhando Augusto Boal no tempo em que ele esteve exilado naquele país. Defendeu tese de doutorado na Unicamp, sobre a obra de Carlos Alberto Soffredini.

Durante cerca de doze anos, Eliane Lisboa foi responsável pela cadeira de dramaturgia no curso de Artes Cênicas da Udesc em Florianópolis, e por quatro anos dirigiu a Cia. Teatral Jogral, em Santa Catarina, Atualmente é professora da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia da UFCG.

Matheus Andrade é graduado em Comunicação Social pela UFPB, com especialização em Jornalismo Cultural pela FIP e mestrado em Lingüística e Língua Portuguesa pela UFPB. Foi professor substituto do Departamento de Comunicação da UFPB da linha de fundamentação teórica de 2007 a 2009. Atualmente é professor da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia da UFCG, na área de audiovisual.

Nathan Cirino é graduado em Arte e Mídia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) é mestrando em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde desenvolve a pesquisa sobre Estrutura e Perspectivas do Roteiro Cinematográfico nas Mídias Interativas, orientado pela professora Yvana Carla Fechine de Brito.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG, com dados do Blog)

Data: 19/08/2010