Congresso Nacional de Engenharia Mecânica começa nesta quarta

Coordenado pela UFCG, evento reúne cerca de 1.200 participantes, entre estudantes, profissionais e palestrantes nacionais e internacionais

Começa nesta quarta, dia 18, em Campina Grande, o VI Congresso Nacional de Engenharia Mecânica (CONEM 2010). O evento reunirá, no Centro de Convenções do Garden Hotel, mais de 1.200 participantes entre estudantes, profissionais e palestrantes nacionais e internacionais. Será a primeira vez que uma cidade do interior irá sediar o CONEM.

Nesta edição, o congresso está sob a coordenação da Unidade Acadêmica de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Para o vice-diretor do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT), Ricardo Cabral, este é um evento de grande importância na área de Ciências Mecânicas.

“É um espaço para exposições e discussões de parcela significativa da Comunidade Científica Nacional. Permitirá de igual modo que pesquisadores e profissionais dessa comunidade estreitem laços, ampliem e consolidem sua rede de informação, além da divulgação de resultados de suas pesquisas”, diz.

Durante os quatro dias do evento, serão realizadas palestras, mesas redondas e sessões técnicas com apresentação de trabalhos orais e/ou em pôsters. Com o tema Engenharia para Todos, o CONEM 2010 abrirá espaço para exposições, discussões e divulgação de resultados de pesquisas desenvolvidas em todo o Brasil. Ao todo, o evento contará com 27 área temáticas.

A palestra de abertura, que será realizada às 19h, ficará por conta do Dr. Marcos Maciel Formiga, assessor da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que proferirá sua palestra sobre Engenharia Brasileira: Do Impasse à Aceleração do Desenvolvimento.

Além do Dr. Marco Maciel, outros palestrantes renomados também participarão do CONEM 2010, a exemplo do Dr. Alberto Sampaio de Almeida, assessor técnico da E&P – Pré-Sal – Petrobrás; os professores Dr. João Manoel Ribeiro, da Universidade do Porto (FEUP) de Portugal; Dr. Benedito Guimarães Aguiar, da UFCG; Dr. Fred Nitzsche, da Carleton University do Canadá; Dr. Ilmar Ferreira Santos, da Universidade Técnica da Dinamarca (DTU); Dr. Antonio Carlos Guastaldi, da Unicamp; entre outros.

Confira mais informações do CONEM 2010 acessando o site do evento: http://www.conem2010.ufcg.edu.br

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)

Data: 18/08/2010