Ex-professor da UFCG lança livro sobre Fenômenos de Transporte

O livro foi elaborado a partir da experiência do autor nas salas de aula da UFCG

Os estudantes e profissionais de Engenharia de Materiais interessados em aprofundar seus estudos têm a sua disposição mais uma obra. Acaba de ser lançado o livro Fenômenos de Transportes, de autoria do ex-professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Eduardo Luis Canedo.

A obra foi elaborada a partir da experiência do autor nas salas de aula da UFCG, ministrando a disciplina de Fenômenos de Transporte na Unidade Acadêmica de Engenharia de Materiais (UAEM), no período de 2004 a 2008, como professor visitante.

O livro apresenta os tópicos mais importantes em Engenharia de Materiais e proporciona um panorama dos conceitos e métodos clássicos utilizados nesta área da física aplicada. A obra está organizada por assuntos, na seguinte ordem: mecânica dos fluidos, transferência de calor e transferência de massa, e englobam: estrutura dos fenômenos de transporte; fluidos e sólidos; hidrostática; atrito viscoso; regimes de escoamento; escoamentos básicos, complexos e externos; balanços microscópicos de matéria e quantidade de movimento; balanço macroscópico de energia mecânica e aplicações; transferência de calor em sólidos e em fluidos; e transferência de massa. O último capítulo é dedicado às misturas e aos processos de mistura.

Para o coordenador da UAEM, Marcelo Silveira Rabelo, o livro é especialmente importante para a área de Engenharia de Materiais. “O autor utiliza exemplos e situações típicas dessa área na formulação de conceitos e problemas que o engenheiro de materiais se deparará na vida prática”, declara.

A obra está disponível para compra ao preço de R$ 95 no portal do Grupo Editorial Nacional (GEN).

Confira: http://www.grupogen.com.br/ch/prod/8675/0/fenomenos-de-transporte.aspx#D

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)

Data: 16/08/2010