Congresso Nacional de Engenharia Mecânica começa quarta em Campina Grande

Evento coordenado pela UFCG acontecerá no Centro de Convenções do Garden Hotel

A cidade de Campina Grande vai sediar na próxima semana, pela primeira vez, o Congresso Nacional de Engenharia Mecânica (VI CONEM 2010). O evento, coordenado pela Unidade Acadêmica de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), vai reunir mais de 1.200 participantes e contar com a presença de palestrantes nacionais e internacionais.

As atividades acontecerão de 18 a 21 de agosto, no Centro de Convenções do Garden Hotel. Serão realizadas palestras, mesas redondas e sessões técnicas com apresentação de trabalos orais e/ou em pôsters. Com o tema Engenharia para Todos, o CONEM 2010 abrirá espaço para exposições, discussões e divulgação de resultados de pesquisas desenvolvidas em todo o Brasil.

Ao todo, o evento contará com 27 áreas temáticas, a exemplo de Bioengenharia, Ciência dos Materiais, Energia e Sistemas Térmicos, Biocombustíveis, Energia Solar e outras Fontes Alternativas, Engenharia Aeroespacial, Engenharia de Petróleo e Gás Natural, Engenharia Naval, Mecânica de Fluídos, Processos de Fabricação, Projetos de Sistemas Mecânicos e Otimização, Mecânica Computacional, Materiais e Estruturas Inteligentes, entre outros.

De acordo com o coordenador do evento, José Carlos Araújo, foram submetidos ao evento 2251 resumos de trabalhos, revisados 1351 trabalhos completos e 1138 serão publicados nos anais do Congresso. Para ele, o evento é um importante espaço para promoção de intercâmbio e difusão do conhecimento.

“Trata-se de um evento realizado a cada dois anos, que vai reunir em Campina Grande pesquisadores e profissionais de todo o Brasil na área das Ciências Mecânicas, que desenvolvem pesquisas que serão aplicadas em prol da sociedade”, disse.

A palestra de abertura Engenharia Brasileira: Do Impasse à Aceleração do Desenvolvimento, marcada para às 19h, do dia 18 de agosto, será proferida pelo Doutor Marcos Maciel Formiga, Assessor da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Outros palestrantes renomados também participarão do CONEM 2010, como do Dr. Alberto Sampaio de Almeida, assessor técnico da E&P – Pré-Sal – Petrobrás; os professores Dr. João Manoel Ribeiro, da Universidade do Porto (FEUP) de Portugal; Dr. Benedito Guimarães Aguiar, da UFCG; Dr. Fred Nitzsche, da Carleton University do Canadá; Dr. Ilmar Ferreira Santos, da Universidade Técnica da Dinamarca (DTU); Dr. Antonio Carlos Guastaldi, da Unicamp; entre outros.

Confira programação completa, acessando o site do evento: http://www.conem2010.ufcg.edu.br

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)

Data: 13/08/2010