topo_cabecalho
PVE abre novo edital para recebimento de propostas

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulga nesta quinta-feira, 5, o edital para seleção de projetos para o Programa Professor Visitante do Exterior (PVE). O objetivo é incentivar a realização de visitas, de média ou longa duração, a Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, de professores e pesquisadores atuantes no exterior, cuja formação e experiência profissional representem uma contribuição inovadora para os cursos de doutorado brasileiros. As atividades serão iniciadas no ano de 2011.

 

Candidaturas


Para se inscrever, o candidato a professor visitante do exterior deverá, entre outros requisitos, possuir o título de doutor e ter produção acadêmica relevante, principalmente nos últimos cinco anos; atuar efetivamente no exterior; não ter sido beneficiário do Programa PVE nos últimos dois anos.

 

As inscrições são gratuitas e feitas exclusivamente pela internet, mediante o preenchimento do formulário de inscrição. Outros documentos que devem ser anexados eletronicamente estão discriminados no edital. A data limite para envio das propostas é 30 de setembro.

 

Processo seletivo


A seleção das propostas será feita em quatro fases, sendo elas verificação da consistência documental; análise do mérito; priorização das propostas previamente aprovadas; e seleção final por parte da diretoria da Capes. A divulgação dos resultados está prevista pra o mês de novembro.

 

Aos selecionados serão concedidos passagem aérea internacional, auxílio instalação e bolsa pesquisador. As visitas terão duração mínima de quatro e máxima de doze meses, com possibilidade de renovação por até doze meses, mediante análise das atividades desenvolvidas.

 

Mais informações pelo e-mail cpro@capes.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . Para dúvidas e solicitações referentes ao formulário eletrônico, entre em contato pelo e-mail bexeletronico.cgci@capes.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelo (61) 2022-6160.

 

(Capes)


Data: 05/08/2010