Iniciadas as atividades do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFCG

Aula inaugural reuniu alunos, professores e autoridades nacionais e internacionais da Arquitetura

Com a presença de alunos, professores, diretores e autoridades nacionais e internacionais do campo arquitetônico, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) deu início na manhã desta quinta-feira, 5, às atividades do curso de Arquitetura e Urbanismo da instituição. A aula inaugural aconteceu no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega e promoveu a conferência intitulada O Sentimento da Cidade: Experiências e Coexistência de Devires Urbanos.

A coordenadora do curso, Iana Alexandra Alves, declarou que a criação do curso veio atender a uma demanda existente na cidade, visto que, no primeiro ano de sua oferta, a concorrência do curso foi a 2ª maior da universidade, chegando a quase 14 pessoas por vaga.

“Além de qualificar os alunos, nossa intenção também é contribuir com a mudança das paisagens e do cenário da nossa cidade; como também, estudar a relação entre as pessoas e o uso que elas fazem desse espaço”, disse.

A primeira turma de Arquitetura e Urbanismo da UFCG é formada por 38 alunos e as aulas serão ministras no período diurno. Com duração mínima de cinco anos, a previsão é que os primeiros formandos concluam a graduação em 2015.

Na opinião da coordenadora, no período de cinco a oito anos, Campina Grande vai sentir o reflexo dessa iniciativa, visto que, ao contrário de cidades como João Pessoa e Natal, Campina tem uma paisagem urbana, muitas vezes, qualificada como pobre e feia, justamente, por não possuir uma quantidade de profissionais suficientes para produzir uma arquitetura de qualidade.

“Com a facilidade de fazer o curso aqui, acredito que muitos desses nossos egressos, ao final da graduação, irão trabalhar em Campina Grande e contribuir para melhoria da arquitetura e urbanismo do município”, destacou Iana.

Em relação ao corpo docente, a coordenadora explicou que, inicialmente, o programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) assegurou a contratação imediata de seis docentes.

“Entretanto, temos à nossa disposição todo o corpo docente da Unidade Acadêmica de Engenharia Civil (UAEC), a qual o nosso curso está vinculado; além da colaboração dos professores das unidades acadêmicas de Arte e Mídia, Ciências Sociais, Engenharia de Produção, Física, Matemática e Estatística”, declarou.

A solenidade contou com as presenças do diretor administrativo da UAEC, José Gomes; do coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Milton Bezerra; do prefeito da UFCG, Eduardo Bonates; do diretor Centro de Tecnologia e Recursos Naturais (CTRN), João Queiroz, na qualidade de representante do reitor Thompson Mariz; entre outros.

Os professores franceses Martin Soares, da Université Lumière Lyon 2; Nadja Régnier, da Université Claude Bernard Lyon e Jean-Claude Régnier, da Université Lumière Lyon 2; ministraram e conduziram a conferência e os debates. A professora Marcele Trigueiro, integrante da UAEC da UFCG, também compôs a mesa debatedora.

O evento ainda contou com a exposição Habitação de Interesse Social: Alternativas e Desafios Futuros, organizada pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), que abordou os temas: Intervenções Estatais, Estudos Correlatos, Transformação de Favelas em Bairros e Estudos Comparativos.

(Aluska Araújo – Ascom/UFCG)

Data: 05/08/2010