Professora da UFCG profere palestra em Portugal

Visita pode resultar em intercâmbio entre os Programas de Pós-Graduação em História da UFCG e o Instituto de Investigação Científica Tropical, de Lisboa

A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), professora Juciene Ricarte Apolinário, esteve em Portugal, no período de 25 de julho a 1º de agosto, a convite do Instituto de Investigação Científica Tropical (IICT), de Lisboa.

Na ocasião, além de fazer uma visita de curta duração ao IICT, a professora também proferiu uma palestra no V Ciclo de Conferências do IICT, realizada no auditório do Arquivo Histórico Ultramarino em Lisboa (Portugal).  Intitulada Contatos inter-étnicos entre povos indígenas e colonizadores no sertão da Capitania Real da Paraíba entre os séculos XVI e XVIII, a palestra foi proferida no último dia 30 de julho.

“Essa ida a Portugal objetivou, sobretudo, dar início a um processo de aproximação, no sentido de propiciar o surgimento de uma política de cooperação científica em áreas tropicais e de um programa de intercâmbio de investigação entre IICT e o Programa de Pós-Graduação em História da UFCG”, revelou.

A professora explica ainda que durante a visita surgiu uma proposta para o desenvolvimento  de um trabalho em conjunto sobre Histórias Indígena e Ambiental e Coleção Documental do Rio São Francisco no Brasil Colonial, um projeto que irá abranger diversos estados brasileiros. “É um trabalho de pesquisa de grande envergadura para a historiografia nacional, valorizando as temáticas história indígena e história ambiental a partir da documentação colonial do Arquivo Histórico Ultramarino e outros arquivos portugueses e brasileiros”, declara.

IICT

O Instituto de Investigação Científica Tropical (IICT) é vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal sediado na cidade de Lisboa. O IICT é um órgão de Estado  que se dedica ao Saber Tropical, desenvolvendo investigação científica nas áreas das Ciências Humanas (Departamento de História) e Naturais, colaborando na promoção  da capacitação científica e técnica dos pesquisadores dos países com quem coopera e mantêm trocas de experiências acadêmicas e científicas.

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)

Data: 03/08/2010