Prazo para inscrição na Olimpíada Brasileira de Física termina na próxima sexta

Competição é coordenada por professor da UFCG no estado e destinada a alunos do nível fundamental e médio

Na condição de coordenador de divulgação da Olimpíada Brasileira de Física (OBF) 2010 na região do Curimataú, o professor Rafael Rodrigues, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), está alertando diretores e professores das escolas de nível médio e fundamental sobre o fim do prazo das inscrições que ocorrerá na próxima sexta-feira, 6.

A olimpíada é um programa da Sociedade Brasileira de Física (SBF) destinado a estudantes do ensino médio e da última série do ensino fundamental. A iniciativa recebe o apoio de vários institutos e departamentos de Física de Universidades Estaduais e Federais, a exemplo da UFCG, cujo cargo de coordenador estadual da OBF, é ocupado pelo professor Dr. Aércio de Lima Ferreira, ligado ao Centro de Ciências e Tecnologia da universidade.

Para inscrever a escola na OBF, o interessado deve informar o código da escola junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) e preencher o cadastro de inscrição on-line, disponível no link http://www.sbf1.sbfisica.org.br/olimpiadas/obf2010/Historia.shtm.

“A primeira etapa da competição será realizada dia 14 de agosto, na própria escola, e contará com questões de múltipla escolha. Os professores poderão lançar as notas da 1ª fase no banco de dados da OBF até o dia 28 de agosto e a divulgação do resultado estará disponível em 1º de setembro”, destacou Rafael.

Os exames da segunda etapa serão aplicados nas cidades de João Pessoa, Alagoa Grande, Campina Grande, Cuité, Patos e Cajazeiras no dia 25 de setembro. A última fase da OBF será concluída dia 30 de outubro com a aplicação de provas teórica e prática.

Segundo o coordenador estadual da OBF, a iniciativa visa despertar e estimular o interesse dos estudantes pela Física, incentivá-los a seguirem carreiras científico-tecnológicas e prepará-los para as Olimpíadas Internacionais de Física (OIF), como uma forma de comparar o nosso ensino com o de outros países; além de aprimorar o ensino da Física nas escolas.

(Aluska Araújo – Ascom/UFCG)

Data: 03/08/2010