Museu da UFCG em Cuité recebe peças arqueológicas indígenas

Vinculado ao Centro de Educação e Saúde (CES) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus de Cuité, o Museu do Homem do Curimataú (MHC) acaba de ampliar seu acervo com diversos artefatos do grupo indígena Tarairiú, encontrados durante escavações arqueológicas realizadas na região.

A doação das peças aconteceu no último dia 17 de julho, dia em que o município de Cuité comemorou 242 anos de fundação. Na ocasião, uma palestra sobre os estudos arqueológicos realizados no aldeamento e acampamento do Sítio Cabaças foi ministrada pelo professor da UEPB e doutor em Arqueologia, Juvandi de Souza Santos, responsável pelo estudo.

Participaram do evento professores e alunos do Ensino Médio de escolas da região, além de várias pessoas da comunidade. Os artefatos da escavação datam de aproximadamente 300 anos.

Os tarairiús foram um grupo indígena que habitava os estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba e Pernambuco. Formam segundo historiadores um grupo linguístico distinto dentre os índios do Nordeste brasileiro e estariam linguisticamente afiliados ao tronco macro-jê ao lado dos cariris.

(Luciana Macedo - Ascom CES/UFCG)

Data: 03/08/2010