Programa Conexão de Saberes da UFCG seleciona alunos bolsistas

Inscrições vão até a próxima sexta, 06. Estão sendo oferecidas 40 vagas para alunos do campus Sumé.

Os estudantes do Centro de Desenvolvimento do Semiárido (CDSA), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus de Sumé, interessados em atuar como educadores populares em atividades de ensino, pesquisa e extensão, devem ficar atentos ao fim do prazo de inscrição do Programa Conexão de Saberes, que termina na próxima sexta, dia 6. Estão sendo oferecidas 40 vagas e o valor da bolsa é R$ 520.

As vagas estão distribuídas entre os seguintes projetos: Curso de Metodologia do Ensino de Sociologia no Ensino Médio, Cine-Clube – “Programa mais Cinema”, Curso Pré-Vestibular, Formação de Agentes Ambientais nas Comunidades Ribeirinhas, Casa Digital Rural, Observatório de Educação do Campo, Coral Universitário, Diagnóstico do Ensino de Sociologia nas Escolas da Rede Pública do Cariri Paraibano, Perfil Sócio-Educacional das Comunidades Ribeirinhas do Território do Cariri Paraibano, Pesquisa sócio-ambiental com comunidades ribeirinhas do Cariri Paraibano, Avaliação da Metodologia da Pesquisa Ambiental, Diagnóstico dos grupos de Arte Popular do Cariri Paraibano, Didática e Prática Pedagógica na Escola Agrotécnica de Sumé e Cursos de Gêneros Textuais para professores de Língua Portuguesa da Educação Básica do Municipio de Sumé (PB).

Para concorrer a uma das vagas, é necessário ser estudante de graduação regularmente matriculado na UFCG, estar cursando até os três primeiros semestres, não receber nenhum tipo de bolsa e cumprir carga horária mínima de 12 horas semanais de atividades de extensão.

Os interessados devem dirigir-se à Gerência de Assuntos Estudantis (GAE), no Centro de Desenvolvimento do Semiárido, em Sumé, no horário das 8h às 18h. Serão exigidos: comprovante de matrícula, histórico escolar, cópias da identidade e CPF, requerimento de inscrição e plano de trabalho.

A seleção será constituída de análise de documentos e entrevista, a ser realizada no dia 11 de agosto.

O resultado final com os nomes dos estudantes selecionados será divulgado no dia 13 de agosto. As atividades do projeto começam dia 14, às 8h, no Auditório do CDSA.

Informações e esclarecimentos podem ser obtidas através do e-mail conexoesdesaberes@ufcg.edu.br ou do telefone (83) 3353.1850.

Veja aqui o edital.

O projeto

O Projeto Conexão de Saberes, desenvolvido em comunidades e no CDSA, é promovido com o apoio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação (SECAD/MEC). A iniciativa visa estimular a troca de saberes entre universidade e comunidades populares, bem como possibilitar que jovens universitários desenvolvam a capacidade de produção de conhecimento científico.

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)

Data: 02/08/2010