Comunidade de Patos é beneficiada com Projeto de Paisagismo da UFCG

Através de cursos sobre Paisagismo, projeto possibilitará aos moradores do Conjunto Nova Conquista uma fonte de geração de renda.

Ao longo do ano de 2010, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), através dos Projetos de Bolsas de Extensão (Probex), vem cumprindo seu compromisso social, levando até a comunidade o conhecimento que é produzido na instituição. Um destes projetos está sendo desenvolvido pelo Centro de Ciência e Tecnologia Rural (CSTR), campus de Patos, e vai beneficiar cerca de 600 famílias naquele município.

Trata-se do projeto O Paisagismo como instrumento facilitador de inserção social e geração de renda em uma comunidade periférica de Patos-PB.  A ideia do projeto é capacitar os moradores do Conjunto Habitacional Nova Conquista, através de cursos, possibilitando aos membros dessa comunidade uma fonte para geração ou complementação de renda

Os cursos de capacitação serão iniciados a partir de agosto e se estenderão até novembro. Serão oferecidos cursos sobre Poda de Árvores Urbanas, Jardinagem Básica, Produção de Mudas Frutíferas e Ornamentais, Confecção de Grades de Proteção para Árvores e Cultivo de Plantas de Interiores

Para o coordenador do projeto, o professor José Augusto de Lira Filho, todos saem ganhando com ações extensionistas como esta. “Tanto a comunidade acadêmica quanto a comunidade alvo só tem a ganhar ao experienciar uma troca de saberes numa realidade tão próxima do Campus de Patos, até então negligenciada pelos Poderes Públicos”, diz.

O projeto conta com a participação de oito alunos, sendo um bolsista e seis voluntários do Curso de Engenharia Florestal e um voluntário do Curso de Ciências Biológicas, além de instituições parceiras como o Sebrae, ADUFCG – Patos e Associações de Moradores do Conjunto Nova Conquista.

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)

Data: 29/07/2010