Abres prevê que 42 mil vagas de estágio serão abertas

Segundo semestre é período em que empresas renovam seus quadros

Apesar de os primeiros meses do ano serem considerados bastante vantajosos para quem está a procura de um estágio, os estudantes que não conseguiram uma colocação profissional nesse período ainda têm chances. Dados da Abres (Associação Brasileira de Estágios) indicam que no segundo semestre serão abertas cerca de 42 mil oportunidades de estágio.

De acordo com Seme Arone Junior, presidente da Abres, o número de vagas ainda é reduzido em relação aos processos seletivos de início de ano, o que aumenta a concorrência. "As vagas do começo do ano têm uma reposição natural de estudantes que se formaram ou foram efetivados, por exemplo. Já em julho, essa reposição é menor", justifica ele.

Na opinião de Maria Ester Pires da Cruz, gerente do Núcleo de Desenvolvimento de Carreiras do Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa), a seleção de estagiários é equilibrada na comparação entre os dois semestres. Segundo ela, são as seleções de trainees cujas vagas apresentam maior aumento. "Quando as empresas abrem vagas para contratação de trainees, a tendência é uma maior concentração no segundo semestre, já que os processos seletivos são mais longos", explica.

Entretanto, ambos concordam a respeito dos requisitos exigidos pelo mercado de trabalho dos candidatos. "As empresas procuram jovens que tenham a capacidade de aprender, se comunicar e trabalhar em equipe", conta o presidente da Abres. "As organizações valorizam atitude, iniciativa e interesse do aluno", concorda Maria Ester.

Margareth Mendes, gerente de Recursos Humanos do Grupo Linx, organização que atua no segmento de soluções tecnológicas, compartilha da mesma visão. "Priorizamos potencial. Não se exige dos candidatos experiências anteriores, uma vez que a própria empresa fornece treinamento interno e inclusive beneficia os estagiários custeando 50% do curso de graduação. Valorizamos o desejo de trabalhar e se desenvolver junto com a empresa", define.

Disposição essa que pode inclusive garantir indicação para uma entrevista de estágio. A gerente do Núcleo de Desenvolvimento de Carreiras do Insper destaca ainda que os alunos que estiverem concentrados na busca por um estágio procuram por vagas disponíveis durante todo o ano e não apenas esperar por períodos específicos de maior ou menor contratação. Para isso, Maria Ester aponta a rede de contatos como uma das formas mais efetivas para o ingresso em uma seleção. "O aluno deve fazer contato com pessoas que podem lhe ajudar nessa busca, como professores, amigos, parentes e colegas de classe a partir do envio de e-mails ou de telefonemas", indica ela.

Outros aspectos destacados são a preparação e a bagagem de conhecimento. Margareth lista algumas características que podem contribuir para que um candidato cause uma boa impressão: ter clareza a respeito da área em que pretende atuar; estar atualizado com o que acontece no mundo; vontade de aprender, conhecer o novo, fazer questionamentos e não se limitar apenas ao que lhe é repassado; e percepção para ler e entender o ambiente em que está inserido, sempre adotando uma postura de educação e gentileza com as pessoas com quem se relaciona.

(Universia)

Data: 29/07/2010