topo_cabecalho
Segunda semana da Trienal reúne dez comissões

Iniciada nesta segunda-feira, 26, na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em Brasília, a segunda semana da Avaliação Trienal 2007-2009, que tem como objetivo avaliar a pós-graduação stricto sensu.

 

Estão reunidas, nesta semana, dez comissões para avaliar os cursos de mestrado acadêmico, mestrado profissional e doutorado de Filosofia/Teologia; Sociologia; Antropologia/Arqueologia; Geografia; História; Psicologia; Educação; Ciência Políticas e Relações Internacionais; Ciências Agrárias e Ciências de Alimentos.

 

Na abertura do evento, o presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, disse que a Avaliação Trienal, reconhecida por sua tradição, transparência e seriedade, é realizada com base no universal sistema de avaliação por pares. “É um processo que é preparado ao longo dos três anos que antecedem o exercício da trienal e implica em inúmeras reuniões e discussões com os coordenadores de áreas e consultores, sem interferência impositiva da Capes. A avaliação é feita totalmente pelos pares”.

 

Na ocasião, o diretor de Avaliação da Capes, Livio Amaral, apresentou a equipe da diretoria que dará apoio aos consultores e detalhou todos os procedimentos que serão realizados ao longo da semana.

As atividades da Avaliação Trienal vão até dia 14 de agosto e durante esse período, em cada semana, as comissões analisarão o desempenho dos programas de pós-graduação. Cerca de 2.900 programas de pós-graduação (4.300 cursos) de todo o país estarão sendo avaliados por aproximadamente 900 consultores.

 

Os resultados da Avaliação Trienal estão previstos para serem divulgados no dia 13 de setembro e fornecerão subsídios para a definição de planos e programas governamentais de desenvolvimento e investimentos no Sistema Nacional de Pós-Graduação.

 

Na primeira semana, de 19 a 23 de julho, estiveram reunidos 214 consultores das comissões das áreas Medicina I, II e III, Odontologia, Farmácia, Enfermagem, Educação Física, Matemática/Probabilidade e Estatística, Ciência da Computação, Astronomia/Física, Química, Geociências e Medicina Veterinária.

 

Conceitos


A avaliação da pós-graduação stricto sensu, criada em 1976, é um instrumento de grande importância para o fomento, tanto por parte das agências brasileiras, como dos organismos internacionais.

Os programas recebem conceitos na seguinte escala: 1 e 2, que reprovam o programa; 3 significa desempenho regular, atendendo ao padrão mínimo de qualidade; 4 é considerado um bom desempenho e 5 é a nota máxima para programas com apenas mestrado. Conceitos 6 e 7 indicam desempenho equivalente ao alto padrão internacional.

 

O Ministério da Educação, por meio do Conselho Nacional de Educação, reconhece os resultados da Avaliação Trienal da Capes. É importante ressaltar que os cursos que não possuem a recomendação da Capes, não são autorizados pelo MEC e, por este motivo, não podem conceder certificados de mestre e doutor.

 

(Capes)


Data: 27/07/2010