Professoras da UFCG desenvolvem projeto de saúde mental em Cajazeiras

A região da cidade de Cajazeiras (foto), no Alto Sertão paraibano, ganhou mais um Serviço de Atenção em Saúde Mental. Trata-se do CAPSad  - Centro de Atenção Psicossocial para atendimento de usuários com dependência e/ou uso prejudicial de álcool e outras drogas. O projeto foi aprovado pelo Ministério da Saúde em setembro de 2005, recebendo recurso inicial no valor de 50 mil reais para a sua instalação, que será administrado pelo poder público municipal de Cajazeiras.

O CAPSad de Cajazeiras resulta de um projeto elaborado pelas professoras Dra. Francisca Bezerra de Oliveira e Dra. Maria Lucinete Fortunato, do Centro de Formação de Professores - CFP, da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, campus de Cajazeiras, e pela terapeuta corporal Norma Maria Alves Viana, atual coordenadora do CAPS que atende pessoas com transtornos mentais.

O projeto CAPSad foi espelhado no CAPS transtorno mental - elaborado pela mesma equipe e aprovado pelo Ministério da Saúde, – que se encontra em funcionamento, em Cajazeiras – PB, desde 4 de outubro de 2001, e realiza uma média de 250 atendimentos mensais a pessoas da região com  transtornos mentais e/ou problemas psicossocias.

O CAPSad de Cajazeiras representa um conjunto de intervenções de saúde pública e também se insere nos princípios definidos pelo Programa Nacional de Atenção Comunitária Integrada aos Usuários de Álcool e outras Drogas, que atua no campo da saúde mental, tendo como objetivo principal a reabilitação e reinserção social dos usuários.

Este serviço é de natureza público municipal, enfatiza ações de atenção integral - por meio da promoção, prevenção, proteção à saúde e educação dessa clientela - e se articula à uma rede de atenção psicossocial fundamentada na abordagem de redução dos danos e na prevenção das conseqüências negativas do uso dessas drogas. É composto por uma equipe interdisciplinar: psiquiatra, psicólogos, enfermeiros, terapeutas ocupacional e corporal, assistentes sociais, técnicos em enfermagem, dentre outros.

A instalação do CAPSad no município de Cajazeiras configura-se como um avanço na atenção em saúde mental da região e será de uma relevância social significativa, considerando-se que, atualmente, o uso de drogas psicoativas tomou proporção de grave problema de saúde pública, pela relação comprovada entre o consumo e os agravos sociais que dele decorrem ou que o reforçam. Este serviço busca recuperar o tempo perdido pela saúde pública no enfrentamento desse grave problema social.

Data: 13/03/2006