Programação marcará início das atividades do curso de Comunicação Social

Graduação é uma das duas únicas do país com enfoque em Educomunicação.

Uma extensa programação marcará, a partir do próximo dia 2 de agosto, a Semana de Abertura do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Criado no ano passado, o curso faz parte do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) e, juntamente com a da Universidade de São Paulo (USP), é uma das duas únicas graduações do país com enfoque em Educomunicação.

Ao longo da semana, a turma pioneira, composta por 80 alunos, receberá informações importantes sobre o novo curso e a instituição através de palestras, conferência, exibição de documentário, além de um “tour” pelo campus Campina Grande.

“Trata-se de um curso inovador, que surge para preencher uma lacuna existente de formação profissional de um campo de trabalho interdisciplinar voltado a contextos sócio-educativos marcados pelas transformações das práticas culturais e tecnológicas”, afirma o coordenador Romero Azevedo.

Ele explica que a formação do educomunicador não será centrada na concepção do ensino tradicional, “e sim, em dinâmicas de aprendizagem que reconheçam a interface pedagógica dos processos comunicacionais e a perspectiva comunicacional das práticas educativas”.

De acordo com o projeto político-pedagógico do curso, o educomunicador será caracterizado pela competência em relação a: gestão de projetos em comunicação-educação-cultura em diferentes contextos institucionais, produção de mídias educativas, uso de novas tecnologias da informação e comunicação em contextos educacionais presenciais.

Confira abaixo a programação:

(Todas as palestras serão realizadas no Auditório da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia, exceto a atividade do dia 06 de agosto)

Segunda - 02/08

Horário: 8h às 12h e 18h às 21h

Conferência Comunicação e Educomunicação com o Prof. Dr. Luis Custódio (UEPB)

Coordenação da mesa: Prof. Romero Azevedo e Prof. Paulo Matias.

Terça - 03/08

Horário: 8h às 12h e 18h às 21h

Apresentação do fluxograma do curso

Coordenação: Profª Raija Almeida e Prof. Rosildo Brito

Quarta - 04/08

Horário: 8h às 12h e 18h às 21h

Palestra sobre assuntos estudantis, com o Prof. Antonio Gláucio, Coordenador de Apoio Estudantil da UFCG

Coordenação: Profª Afonsina Resende e Prof Noujain Pereira

Quinta - 05/08

Exibição, seguida de debate, do documentário Paulo Freire

Coordenação: Profª Danielle Andrade e Profª Sandra Raquew

Sexta - 06/08

Horário: 8h às 12h e 18h às 21h

“Tour” no campus Campina Grande (Centro de Humanidades, Reitoria, Biblioteca, DCE).

Coordenação: Profª Mayra Nunes e Prof. Matheus Andrade.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 22/07/2010