Aluno da UFCG recebe prêmio por melhor dissertação de mestrado da América Latina

Concorreram ao prêmio 35 dissertações de mestrado de 11 países

O estudante de pós-graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Gustavo Soares, teve sua dissertação de mestrado apontada como a melhor da América Latina pelo Concurso Latino-americano de Tesis de Maestría (CLTM 2010).

O intuito é difundir e transmitir o trabalho de estudantes latino-americanos que tenham terminado suas dissertações de mestrado em informática recentemente. Concorreram ao prêmio 35 dissertações de mestrado de 11 países, entre eles: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba,, México, Panamá, Paraguai, Uruguai e Venezuela.

Os trabalhos premiados serão apresentados oralmente e publicados nos anais do congresso organizado pelo Centro Latino-Americano de Estudos de Informática (CLEI 2010), que será realizado de 18 a 22 de outubro, em Assunção, Paraguai. Os três primeiros colocados serão recebidos em um jantar de gala e serão contemplados com uma placa.

Para o estudante Gustavo Soares a premiação é um reconhecimento do seu trabalho. “Fico feliz que minha pesquisa seja reconhecida. Primeiro pela UFCG, que me aprovou com distinção no mestrado, e agora, este concurso latino-americano”, declara.

Defendida em abril de 2010, a dissertação é intitulada Making Program Refactoring Safer. O objetivo da pesquisa de Gustavo Soares é propor uma abordagem que torne a atividade refatoramentos de programas mais segura. A técnica analisa uma transformação e gera automaticamente um conjunto de testes para avaliar se mudanças comportamentais foram introduzidas. O trabalho foi produzido sob orientação dos professores Rohit Gheyi e Dalton Serey.

Além dessa premiação, a pesquisa realizada pelo estudante foi eleita uma das 10 melhores na área de engenharia de software pela ACM Student Research Competition, evento realizado no International Conference on Software Engineering (ICSE), na África do Sul, em maio de 2010.

Atualmente, Gustavo Soares é estudante de doutorado do Programa de Pós-Graduação de Ciência da Computação da UFCG.

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)

Data: 19/07/2010