Conteúdos específicos e gerais do Enade estão definidos em portarias

Portarias do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicadas no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 14, fixam os conteúdos gerais e específicos que serão avaliados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) deste ano. Participam da avaliação alunos de 14 tipos de bacharelados e de cinco áreas superiores de tecnologia. A prova será aplicada em 21 de novembro.

O exame é obrigatório para dois tipos de alunos: os ingressantes que, até 2 de agosto, tiverem completado entre 7% e 22% da carga horária mínima do currículo do curso, e os concluintes que tiverem alcançado pelo menos 80% da carga horária mínima do currículo ou que tenham condições de concluir o curso neste ano letivo.

Com duração de quatro horas, a prova avalia a formação geral comum aos cursos de todas as áreas do conhecimento, além de temas específicos do curso. No conjunto, a prova terá 40 questões, sendo dez sobre a formação geral do aluno e 30 sobre os conteúdos do curso.

Conforme descrito nas portarias, na parte geral da prova será considerada a formação de um profissional ético, competente e comprometido com a sociedade em que vive. Esses conteúdos compreendem dez questões, sendo oito de múltipla escolha e duas discursivas. Os testes discursivos avaliarão aspectos como clareza, coerência, coesão e correção gramatical.

As 30 questões da parte específica se dividem em 27 de múltipla escolha e três discursivas, que pretendem avaliar o aprendizado do aluno durante o curso. Para cada área, o Inep publicou portaria específica descrevendo conteúdos, competências e habilidades que serão medidas.

Áreas

Em 2010, o Ministério da Educação vai avaliar alunos das áreas de agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, terapia ocupacional e zootecnia, e também estudantes dos cursos superiores de tecnologia em agroindústria, agronegócio, gestão hospitalar, gestão ambiental e radiologia.

As portarias do Inep estão no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 14, seção 1.

(MEC)

Data: 15/07/2010