UFCG recebe prédio para o Funcionamento do Núcleo de Extensão Universitária

Em solenidade realizada na manhã da última terça-feira (13), no auditório da Central de Aulas, o Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da UFCG, campus de Sumé, recebeu do poder público estadual a escritura do prédio onde funcionará o Núcleo de Extensão Universitária - NEXT, espaço destinado ao desenvolvimento de atividades de extensão, sobretudo na área cultural, integrando comunidade e universidade em ações proativas.

A escritura foi entregue pelo procurador do Domínio do Estado da Paraíba José Morais de Souto Filho ao reitor da UFCG, Thompson Fernandes Mariz que esteve acompanhado do vice-reitor - Edilson Amorim, do prefeito universitário da UFCG - Eduardo Jorge Lira Bonates, do pró-reitor de ensino - Vicemário Simões, da pró-reitora de extensão - Ana Célia Rodrigues e do ouvidor da UFCG - Fábio Freitas. Participaram também da solenidade o diretor do CDSA - Márcio Caniello, o vice-diretor Martinho Salgado, o vice-prefeito de Sumé - Éden Duarte, docentes e técnicos administrativos da UFCG, além de autoridades
locais e representantes da sociedade civil organizada.

Durante sua explanação, o diretor do CDSA, Márcio Caniello lembrou que o próprio Campus de Sumé surgiu a partir de uma ação de extensão - o Projeto Unicampo - que deu início ao processo de expansão da UFCG com a instalação de um Campus Avançado na Escola Agrotécnica de Sumé. "Dado esse processo, não poderíamos deixar a extensão de lado nesse campus. A extensão tornou-se para nós um elemento estratégico e fundamental para a consolidação do CDSA". Caniello finalizou agradecendo o empenho do reitor Thompson Mariz por esta conquista para o CDSA. Também teceu agradecimentos ao prefeito do município de Sumé, Francisco Duarte da Silva Neto e ao governo do Estado da Paraíba pela doação de importante patrimônio para o desenvolvimento das ações culturais e de extensão do campus.

A pró-reitora de extensão da UFCG, Ana Célia Rodrigues, em sua fala, destacou a importância da criação de um núcleo voltado para a prática de atividades extensionistas, "importante para os estudantes em sua vida acadêmica". "O Next será um espaço que permitirá a prática da extensão, especialmente através de ações voltadas para a cultura".

O reitor da UFCG, Thompson Mariz, disse que a instalação do Núcleo de Extensão Universitária no centro da cidade de Sumé irá aproximar cada vez mais a universidade da sociedade. "Será muito importante para a cidade e a região o funcionamento deste equipamento acadêmico". O Campus de Sumé não é só para esta cidade e sim para todo o Cariri, portanto este Núcleo irá contemplar a população de toda esta região promovendo a cultura através de ações extensão", finaliza.

Localizado no Centro da cidade de Sumé, o prédio abrigou a escola profissionalizante do município. O CDSA dará início em breve ao trabalho de reforma estrutural para adequação do imóvel às atividades do NEXT. O imóvel possui uma área construída total de 568,55m² em um terreno de 815,10m².

(Rosenato Barreto)

Data: 15/07/2010