Encontro reúne pesquisadores e profissionais do setor petrolífero em Campina Grande

Evento está sendo realizado no Garden Hotel. Programação termina nesta sexta, dia 16.

Discutir os desafios da formação profissional e do setor petrolífero. É este o objetivo do XII Encontro de Coordenadores e Pesquisadores Visitantes do Programa de Recursos Humanos da Agência Nacional de Petróleo (PRH-ANP), que está sendo realizado até esta sexta, dia 16, no Garden Hotel, em Campina Grande.

Participam do encontro, coordenadores, pesquisadores visitantes, representantes da Agência Nacional de Petróleo (ANP), da comunidade empresarial e de instituições da área de Ciência e Tecnologia.

Na programação, estão previstas a apresentação de um balanço do PRH em 2009, palestras sobre Uso de Tecnologia para Viabilização da Cadeia Produtiva de Matérias Primas para Biodiesel no Semiárido Nordestino e Os Desafios da tecnologia do Pré-Sal, bem como avaliação das atividades do programa, esclarecimento de dúvidas, identificação de eventuais deficiências operacionais, discussão de novos procedimentos, prioridades e obtenção de recursos.

PRH

O PRH é um programa desenvolvido pela ANP em parceria com Ministério da Ciência e Tecnologia e Universidades, com a finalidade de viabilizar e incentivar a criação de programas específicos para formação de pessoal na área de petróleo, gás natural e biocombustíveis nos níveis de graduação, mestrado e doutorado. É formado por 36 núcleos distribuídos em 23 universidades e em 13 estados do país.

Na UFCG funciona o núcleo PRH-25, em níveis de mestrado e doutorado. Além das disciplinas oficiais e extracurriculares, o programa possibilita a realização de visitas técnicas a instalações de campo. Os profissionais experientes são convidados a ministrarem mini-cursos e os bolsistas são incentivados a participarem dos importantes congressos de P&D no setor de Petróleo, Gás e Biocombustíveis.

(Gloriquele Mendes - Ascom/UFCG)

Data: 15/07/2010