Workshops capacitam para concorrer a editais da Finep e União Europeia

Começará em agosto o ciclo de capacitação que visa aumentar as chances de técnicos e pesquisadores receberem financiamentos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e da União Europeia (UE).

Promovido pelo Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti), em parceria com o Fórum dos Secretários Municipais de CT&I, a série de workshops trará palestrantes da Finep e da UE, para expor conteúdos relativos à boa apresentação de projetos.

Os participantes serão indicados por universidades, secretarias dos governos estaduais e municipais, fundações de amparo à pesquisa, institutos e empresas. Entre os temas a serem ministrados neste segundo ciclo de capacitação estão os critérios considerados na seleção de projetos, condições de acesso aos financiamentos, erros mais comuns no preenchimento de formulários, o jargão dos editais internacionais, entre outros.

Os workshops passarão por diversas cidades, conforme o calendário: 5 e 6 de agosto, em Campo Grande (MS); 2 e 3 de setembro, em Niterói (RJ); 27 e 28 de setembro, em Florianópolis (SC); 21 e 22 de outubro, em Vitória (ES); 9 e 10 de dezembro, em Aparecida de Goiânia (GO).

O secretário-executivo do Consecti, Alberto Peverati Filho, destacou a importância do primeiro ciclo de capacitação, realizado em 2009, para a profissionalização de técnicos: "O curso teve mais de 500 participantes em várias capitais e possibilitou à área técnica de vários estados a oportunidade de interpretar os editais da União Europeia e a construção de projetos para a Finep".

Os estados cujas capitais receberam o ciclo em 2009 foram: Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Pará, Pernambuco, Sergipe e Tocantins.

Mais informações com Cristina Blaudt, no telefone (61)3322-0228 ou no e-mail forummunicipalct@fnp.org.br.

(Jornal da Ciência)

Data: 13/07/2010