UFCG investe mais de R$ 800 mil em programas e projetos de extensão universitária

Atividades visam inclusão social e prestação de serviço à comunidade em áreas como Saúde, Ensino e Cidadania

Chega a quase R$ 850 mil a verba total destinada à Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) para aplicação em programas e projetos de extensão universitária no exercício 2009/2010. “Uma grande conquista”, comemora a coordenadora de Extensão, Nadege Dantas, atribuindo o resultado à qualidade das propostas elaboradas, bem como ao trabalho que a Pró-reitoria de Extensão desenvolve, no tocante à orientação, seleção e avaliação de projetos.

Os recursos serão liberados através de programas de apoio à atividade de extensão desenvolvidos pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), Ministério do Desenvolvimento Social, Ministério da Ciência e Tecnologia; além de outras Instituições, entre elas: Fundação Banco do Brasil e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). A principal exigência é que as atividades promovam a inclusão social e prestem serviços à comunidade.

Grande parte desses recursos chega à universidade através do Programa de Extensão Universitária (Proext), instrumento do Ministério da Educação que abrange programas e projetos de extensão universitária, visando aprofundar ações políticas de fortalecimento da institucionalização desse segmento nas instituições federais e estaduais de Ensino Superior.

Em 2009, foram seis as propostas da UFCG aprovadas no Proext, dentre as quais o Programa de Direitos Humanos e Acesso à Justiça (Prodih), que visa qualificar 120 professores/multiplicadores do Alto Sertão paraibano acerca da temática, bem como o programa Envelhecimento, Educação Intergeracional e Desenvolvimento Regional, que é desenvolvido há cinco anos e este ano beneficiará cerca 2.137 pessoas.

Entre os projetos de extensão, foram aprovados Capacitação de Mulheres em Assentamentos Rurais em Sossego/PB, beneficiando 80 delas, e Infoinclusão, Ensino e Inserção Social, cuja meta é levar o ensino da informática a 721 pessoas de comunidades do Alto Sertão paraibano.

“Este ano, conseguimos a aprovação de mais dois projetos, que envolvem a promoção da saúde e do ensino junto à comunidade”, disse a coordenadora. Os projetos abordam a problemática do Tratamento do Tabagismo: Enfoque Multidisciplinar’ e do Ensino de Física no Curimataú Paraibano: Brincar e Aprender nas Aulas Práticas.

A coordenadora declarou que a universidade continua atenta às oportunidades oferecidas pelo Proext e pelas demais instituições ligadas à área de extensão. “Nosso objetivo é adquirir mais investimentos e assim viabilizar a execução de diversos outros programas e projetos e, desse modo, continuar estabelecendo elos de ligação entre a sociedade e a universidade”, destacou.

(Aluska Araújo - Ascom/UFCG)

Data: 13/07/2010