topo_cabecalho
Centro de Humanidades realiza série de seminários

Com a apresentação do tema "Sob o signo do embate: avanços e limites da participação popular na democratização da gestão educacional", a Profª Melânia Mendonça Rodrigues, da Unidade Acadêmica de Educação (UAED/CH), abriu, ontem, 08, no Auditório do Centro de Extensão da UFCG, a série de Seminários do CH intitulada "Teses e Dissertações".
 
A programação prossegue no próximo dia 22, às 19 h, com a apresentação do segundo seminário intitulado "Flexibilidade do mercado de trabalho com o uso de novas tecnologias de informação: o caso da indústria automobilística Renault", a ser proferido pela Profª Isabel Lausanne Fontgalland, da Unidade Acadêmica de Economia (UAECON/CH). No dia 05 de abril, às 10 h, será a vez da Profª Mércia Rejane Rangel Batista, da Unidade Acadêmica de Ciências Sociais (UACS/CH), que irá abordar o tema "Descobrindo e Recebendo Heranças: as lideranças Truká". No dia 19/04, às 19 h, o Prof. Edmilson Luiz Rafael, da Unidade Acadêmica de Letras (UAL/CH), apresenta o tema "Construções dos conceitos de Texto e de Coesão Textual: da lingüística textual à sala de aula". Para o mês de maio estão previstos mais dois seminários, sendo o primeiro no dia 10, às 10 h, com o Prof. Gesinaldo Ataíde Cândido, da Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade (UAAC/CH), abordando o tema "A aplicação das dimensões do desenvolvimento sustentável e os níveis da competitividade sistêmica: um estudo comparativo entre regiões produtoras de calçados no Brasil". Já o segundo será no dia 24, às 19 h, com o Prof. João Martinho Braga de Mendonça (UACS/CH), que irá apresentar "Margaret Mead e as origens da Antropologia Visual".
 
Esta primeira fase de SEMINÁRIOS DO CH será encerrada no dia 07 de junho, às 10 h, com o Prof. Paulo Matias de Figueiredo Júnior, da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia (UAAMI/CH), apresentando o seminário intitulado "Fotografia em Campina Grande: os fotógrafos e suas produções imagéticas no processo de desenvolvimento do município - 1910-1960".
 
De acordo com o Prof. Lemuel Guerra, Diretor do Centro de Humanidades, o evento tem como objetivo "cultivar o interesse por uma formação mais integral, dialética e atenta para o que tem sido produzido na maior parte das vezes de forma isolada e fechada, como também é uma oportunidade de conhecer trabalhos de conclusão de mestrados e doutorados de professores das unidades acadêmicas do CH".
 
"Ao mesmo tempo em que reconhecemos a importância da focalização em objetivos claros e determinados das formações previstas em cada curso que oferecemos, queremos defender o exercício de uma atenção flutuante, capaz de levar funcionários, estudantes e docentes a uma abertura maior para o que está sendo feito na sala ao lado, nas ruas, no infinito mundo on-line, nas artes, dessacralizando os espaços tradicionais de transferência de conhecimentos em que nossas aulas têm se transformado", ressaltou Lemuel.


Data: 09/03/2006