Inscrições para o Enem são prorrogadas até o dia 16

Provas do exame serão usadas como instrumento de classificação pela UFCG

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010, que se encerrariam na última sexta-feira, 9, foram prorrogadas para o próximo dia 16, até as 23h59min. A extensão do prazo atende pedido dos governadores de Pernambuco, Eduardo Campos, e de Alagoas, Teotônio Villela, em razão das chuvas nos dois estados. As provas do Enem estão marcadas para 6 e 7 de novembro.

Vestibular 2011

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) utilizará as provas do Enem como instrumento de classificação para ingresso nos cursos de graduação da instituição. “Não significa que a universidade aderiu ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As vagas da UFCG continuarão sendo destinadas exclusivamente àqueles que se inscreverem na UFCG.”, ressalta o presidente da Comissão de Processos Vestibulares (Comprov), Marcos Gama.

Somente de posse do número de inscrição do Enem é que o candidato poderá se inscrever no Vestibular 2011 da UFCG e fazer a opção do curso de graduação para o qual deseja concorrer na instituição.

A data para as inscrições na UFCG será definida em reunião da Câmara Superior de Ensino. A expectativa é que as inscrições sejam realizadas entre o final do julho e a segunda quinzena de agosto. A taxa de inscrição na UFCG custará R$ 15 e o manual do candidato será disponibilizado gratuitamente através da página da Comprov na internet.

As provas de habilidade específica dos cursos de Arte e Mídia, Música e Desenho Industrial continuarão sendo aplicadas pela Comprov. Será cobrada uma taxa adicional no valor de R$ 10, referente ao teste de habilidade específica.

Enem

Ao se inscrever, além de informar os dados cadastrais, o participante do Enem responderá a um questionário socioeconômico, também pela internet. Estarão isentos da taxa de inscrição, de R$ 35, os estudantes da última série do ensino médio em escolas públicas. Também não precisarão pagar a taxa aqueles que tiverem concluído o ensino médio em anos anteriores e declararem carência. A mesma declaração deve ser apresentada por alunos de escolas particulares que reivindicarem a isenção.

As provas do Enem terão a mesma estrutura do ano passado. Vão abranger as áreas de linguagens e códigos, ciências da natureza, matemática e ciências humanas. O exame terá quatro provas objetivas de múltipla escolha, com 45 questões cada uma, e redação. A novidade este ano serão as questões de língua estrangeira (inglês ou espanhol) na área de linguagens e códigos — o candidato deve fazer a opção no momento de se inscrever.

Em 6 de novembro, sábado, serão aplicadas as questões de ciências da natureza e ciências humanas, das 13h às 17h. No domingo, 7, das 13h às 18h30, será a vez de matemática, linguagens e códigos e redação.

Ao fazer a inscrição, na página eletrônica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o estudante terá de informar o número do próprio CPF, independentemente da idade — não poderá usar o do pai ou da mãe. O sistema de recebimento das inscrições coibirá eventuais irregularidades ao buscar automaticamente informações sobre o número indicado na base de dados da Receita Federal.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG, com dados da Assessoria de Comunicação Social do MEC)

Data: 12/07/2010