Prazo para o envio de propostas ao PROSUL termina dia 11

O Edital 08/2010, lançado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq/MCT), tem como objetivo selecionar propostas a fim de contribuir de forma sustentável para o desenvolvimento científico e tecnológico na América do Sul, por meio do Programa Sul-Americano de Apoio às Atividades de Cooperação em Ciência e Tecnologia (PROSUL). Os interessados têm até o dia até 11 de julho para enviar as propostas. Ao todo serão investidos R$ 2 milhões oriundos dos Fundos Setoriais – Ação Transversal do MCT.

Existem três chamadas. A primeira, Redes Temáticas (Chamada I), apóia atividades desenvolvidas na América do Sul para promover a interação e a integração de projetos temáticos focados em uma única questão de interesse comum para a construção de uma rede virtual de referência, que fortaleça e eleve as competências regionais dos grupos envolvidos. Serão financiados no máximo R$ 170 mil por proposta.

A segunda modalidade é: “Projetos Conjuntos de C&T&I” (Chamada II), destinada a atividades de cooperação em projetos conjuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (C&T&I), que já estejam caracterizados ou em andamento e que contribuam de forma direta para a geração e apropriação de conhecimento e elevação da capacidade tecnológica da região sul-americana. Cada projeto receberá no máximo R$ 80 mil.

“Eventos em C&T&I” (Chamada III), a última modalidade, é reservada para a realização, no Brasil, de congressos, simpósios, workshops, seminários, ciclos de conferências e outros eventos similares, com abrangência sul-americana relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação (C&T&I), para promover disseminação e intercâmbio de conhecimentos científicos que estejam inseridos nos objetivos do PROSUL. As propostas aprovadas receberão valor máximo de R$ 60 mil, cada.

Podem se inscrever pesquisadores brasileiro, ou estrangeiro com visto permanente e residente no Brasil, com vínculo celetista ou estatutário com a instituição de execução do projeto, que possua título de doutor e currículo cadastrado na Plataforma Lattes. A divulgação dos resultados está prevista para acontecer a partir de 30 de setembro.

Para saber mais consulte o Edital: http://www.cnpq.br/editais/ct/2010/008.htm

(Assessoria de Comunicação Social do CNPq)

Data: 08/07/2010