UFCG amplia número de bolsas de incentivo à graduação

Alunos recebem R$ 250 mensais. Programa evita atraso, interrupção ou abandono de curso.

Visando oferecer melhores condições de estudo a alunos carentes, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) está ampliando o Programa de Bolsas de Incentivo à Graduação (PBIG). O objetivo é, através da oferta de uma bolsa mensal no valor de R$ 250, evitar atraso, interrupção ou abandono do curso.

No ano passado, o programa ofereceu 350 bolsas. Este ano, o número foi acrescido e, atualmente, dispõe de 650. “A partir de janeiro de 2011, nosso objetivo é disponibilizar 1.200 bolsas e para consolidar o PBIG, em 2012, vamos oferecer 2.400 oportunidades”, declarou Antônio Gláucio, coordenador de Assuntos Estudantis.

Segundo ele, o programa tem apresentado um excelente resultado, pois cerca de 95% dos alunos beneficiados têm conseguido manter o recebimento da bolsa e concluir seu curso em tempo hábil, evitando uma maior permanência na universidade e, consequentemente, disponibilizando vagas para outras pessoas.

“A única exigência para que o aluno se mantenha no PBIG é a conclusão semestral de, no mínimo, cinco disciplinas para os cursos diurnos e quatro disciplinas para os cursos noturnos, independente do coeficiente de rendimento escolar”, acrescentou.

A iniciativa integra a Política de Assistência Estudantil da UFCG, da qual também fazem parte os programas de Residências e Restaurantes Universitários. Gláucio afirmou que o PBIG visa atender os alunos não contemplados nesses outros programas em função da limitação orçamentária.

Atualmente, esses programas beneficiam 30% do corpo discente da universidade. “Um grande número de atendimentos, levando em consideração que a universidade possui cerca de 15 mil alunos”, destacou.

Os recursos que financiam as bolsas vêm do Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), do Governo Federal. O coordenador afirmou que o Reuni não exige que os recursos sejam aplicados dessa forma, “entretanto, pensando nas dificuldades financeiras de grande parte dos alunos, a UFCG optou pela oferta dessas bolsas aos estudantes”, explicou.

Para participar do PBIG, o aluno é submetido a uma avaliação socioeconômica, cuja meta é atender alunos em risco social e não contemplados pelos outros programas. Essa avaliação é feita mediante a comprovação da renda individual relativa, que envolve o rendimento de cada membro da família do candidato. A partir do resultado, o estudante classificado como carente ou semi-carente poderá ser incluído no programa.

(Aluska Araújo - Ascom/UFCG)

Data: 06/07/2010