Governo Federal regulamenta programa de reestruturação dos hospitais universitários

Diretora do HUAC acredita que medida resultará em salto de qualidade nos serviços prestados

Publicada nesta terça-feira, 6, no Diário Oficial da União, a portaria que regulamenta o Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf) e dispõe sobre o financiamento compartilhado dos hospitais entre as áreas da educação e da saúde, disciplinando o regime da pactuação global.

Assinada pelos ministros da Educação, Saúde e Planejamento, a portaria cria um comitê gestor responsável pelo desenvolvimento de estratégias para a implementação do Rehuf, presidido pelo ministro da Educação e com representações do Ministério da Saúde, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), dos HUs e dos conselhos nacional de secretários estaduais e municipais de saúde (Conass e Conasems).

A portaria elenca nove metas básicas de melhoria no processo de gestão dos 46 hospitais universitários, entre elas a modernização da gestão, humanização da assistência, adoção de mecanismos de controle interno e implantação de processos de melhoria de gestão de recursos humanos.

Veja a íntegra da portaria interministerial em http://www.in.gov.br/imprensa/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=17&data=06/07/2010

HUAC

A diretora do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Alana Abrantes, disse acreditar que começa um novo tempo para a gestão dos hospitais.

“Promovendo a modernização e gerando compromissos entre órgãos do governo para com os HUs, o Rehuf traz o impulso para um salto de qualidade nos serviços prestados”, analisa, dizendo que a relevância do programa está na repercussão social, quando ressoar na vida daqueles que são assistidos pelos hospitais.

Números

O Rehuf caracteriza os hospitais universitários em quatro portes, de acordo com suas complexidades, seguindo metodologia semelhante à do Ministério da Saúde. Até maio de 2009, quando o relatório do Rehuf foi apresentado, os HUs congregavam cerca de 5.800 docentes e aproximadamente 72 mil alunos, 4.653 deles atuando como médicos residentes.

A produção acadêmica dos Hospitais em 2008 contabiliza 1.244 dissertações, 535 teses, 1.986 publicações nacionais, 4.458 internacionais e 5.730 projetos.

Segundo o diagnóstico, os 46 hospitais realizaram, em 2008, 1.033.671 atendimentos de emergência, 402.836 internações, 6.356.641 consultas e 20.880.230 procedimentos.

Os HUs foram responsáveis ainda por 10,71% dos transplantes realizados no Brasil, ou seja, 2.295 transplantes de medula óssea, fígado, coração, pulmão, rins e córneas.

O diagnóstico, realizado com dados até 2008, contabilizou 1.124 leitos desativados nos HUs devido à falta de pessoal. De acordo com o levantamento, a “necessidade emergencial” era de 5.443 vagas para servidores.

A questão dos recursos humanos dos Hospitais se agrava com a perspectiva de aposentadoria de 3.741 servidores entre 2008 e 2010, dos quais 996 são auxiliares e técnicos de enfermagem, 319 enfermeiros e 370 médicos.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG, com números da Andifes)

Data: 06/07/2010