topo_cabecalho
Capes apóia projetos conjuntos de pesquisa em parceria com a Espanha

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulga o edital Capes-DGU, que seleciona projetos conjuntos de pesquisa prioritariamente nas áreas de ciências econômicas, educação, matemática, ciências biológicas, meio ambiente, ciências do mar, tecnologia, tecnologia de alimentos, química, psicologia, agricultura e o controle de pragas e ciências do esporte.

 

Resultado do protocolo assinado entre os ministérios da educação do Brasil, por meio da Capes, e Espanha, por meio da Direção Geral de Universidades (DGU), o objetivo é possibilitar o intercâmbio científico entre instituições de ensino superior (IES) dos dois países, visando a formação de recursos humanos de alto nível. As atividades terão início em março de 2011.

 

Inscrições


Para candidatar, a proposta deve estar vinculada a um programa de pós-graduação (PPG) avaliado pela Capes, preferencialmente com conceitos 5, 6 ou 7; contemplar, principalmente, a formação de pós-graduandos e o aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores vinculados aos referidos programas; prever a publicação conjunta de artigos científicos e ter como meta o desenvolvimento científico e tecnológico dos grupos de pesquisa envolvidos; ser apresentada por coordenador de equipe, detentor do título de doutor obtido há pelo menos cinco anos; e ter na equipe no mínimo dois docentes doutores vinculados a um PPG, além do coordenador. Outros requisitos estão descritos no edital.

 

As inscrições são gratuitas e feitas exclusivamente pela internet, mediante o preenchimento do formulário de inscrição. Ao formulário deverão ser anexados eletronicamente os documentos, discriminados no edital. O prazo para candidatura é até 16 de agosto e o resultado está previsto para ser divulgado em novembro deste ano.

 

Benefícios


Para projetos conjuntos de pesquisa, estão previstas missões de trabalho e de estudo, além da concessão anual de R$ 10 mil à equipe brasileira, como recursos de material de consumo para a execução do projeto, que serão geridos pelo coordenador da equipe. O recurso para material de consumo deve ser utilizado conforme previsto no “Manual de Concessão de Prestação de Contas de Auxílio Financeiro a Pesquisador”, disponível na página da Capes.

 

Para a modalidade Organização de Seminários, Workshops e outras atividades binacionais, serão concedidos aos brasileiros até três passagens aéreas e diárias de no máximo sete dias, quando o seminário/workshop for organizado na Espanha. Caso o evento seja realizado no Brasil, a Capes poderá conceder até R$ 10 mil, de acordo com as normas do Programa de Apoio a Eventos no País (Paep).

 

Cada proposta de projeto conjunto de pesquisa deverá planejar suas atividades considerando que a duração máxima de financiamento dos projetos será de dois anos, renovável igual período. Já a proposta de Organização de Seminários, Workshops e outras atividades binacionais, com objetivo de possibilitar o encontro de grupos de pesquisa para a elaboração de projetos conjuntos de pesquisa a fim de contribuir para o intercâmbio de conhecimento, deve planejar suas atividades considerando que a duração máxima de financiamento dos projetos será de um ano, improrrogável.

 

Outras informações sobre o edital devem ser solicitadas pelo e-mail cpro@capes.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . Para dúvidas e solicitações referentes ao formulário eletrônico, utilize o email bexeletronico.cgci@capes.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou o telefone (61) 2022-6160.

 

(Capes)


Data: 05/07/2010