Parceria permite fomento a pesquisa médica e biomédica

Com o objetivo de fomentar a pesquisa médica e biomédica, mediante colaboração em áreas de excelência mútuas, e treinar a próxima geração de cientistas que atuam com pesquisa, foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 5, o edital Capes NIH nº 43/2010. A chamada é fruto de memorando de entendimento assinado entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e a National Institutes of Health (NIH), em novembro de 2009.

A parceria busca ainda incentivar a mobilidade dos estudantes e proporcionar a jovens pesquisadores acesso a um elevado nível de formação científica; estimular colaboração de longo prazo com tutores do NIH e a publicação conjunta das descobertas das pesquisas; e assegurar o retorno dos pesquisadores ao Brasil após a conclusão da sua formação no NIH.

O programa é estruturado em duas fases. Fase I: 2-3 (dois a três) anos de pós-doutorado/treinamento para o desenvolvimento de carreira no NIH; e Fase II: 2-3 (dois a três) anos de pesquisa ou atuação junto ao corpo docente de uma universidade ou instituto de pesquisa no Brasil.

Candidaturas

Podem se inscrever, até o dia 18 de agosto, pessoas que possuam diploma de doutorado há pelo menos cinco anos emitido por uma instituição recomendada pela Capes; sejam cidadãos brasileiros; e tenham projeto de pesquisa aceito por um dos institutos do NIH.

Apoio

Na Fase I, a Capes será responsável pelos seguintes benefícios: bolsa no valor de US$ 2,1 mil por mês; auxílio instalação, pago em uma única parcela, no valor de US$ 2,1 mil; seguro saúde de US$ 90 por mês; e auxílio deslocamento, no valor de US$ 3,24 mil.

Os pesquisadores que retornarem ao país por um período mínimo de dois anos em uma universidade ou instituto de pesquisa que concorde em participar do programa (Fase II), receberão bolsa de pós-doutorado no Brasil, no valor de R$ 3,3 mil.

Já o NIH será responsável por conceder suplementação de bolsa para atender as regulamentações do Departamento de Estado; dar assistência na obtenção dos vistos apropriados; e disponibilizar laboratório e/ou espaço clínico e acesso a biblioteca, computador e recursos científicos, como previsto para estagiários similares.

Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail bexeletronico.cgci@capes.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. e pelo telefone (61) 2022-6160.

(Capes)

Data: 05/07/2010